Em uma empresa, uma boa forma de garantir um trabalho produtivo é com profissionais saudáveis. E saúde significa mente e corpo sãos!
Por isso, é importante que os colaboradores sintam-se felizes, seguros e participantes da empresa. Desta forma o ambiente ficará totalmente favorável para que o trabalho transcorra com muita fluidez.
Os gestores estão cada vez mais preocupados com este ponto, diminuindo ambientes de estresse e aumentando os que transmitem bem-estar. As principais áreas que precisam estar envolvidas na empresa são:
- Gestão de pessoas;
- Processos;
- Tecnologia;
- Ambiente físico de trabalho
Para que os resultados sejam efetivos, estas quatro áreas da empresa precisam rever os conceitos e atuar como protagonistas no direcionamento de mudanças.
A mobilidade dos trabalhadores é um dos principais pontos a se prestar atenção. É importante analisar se o profissional possui tecnologia suficiente para desenvolver seu trabalho de qualquer lugar, pois desta forma será muito mais dinâmico e motivador. É o perfil da nova geração, que está atuando ou entrando no mercado de trabalho.
Os antigos escritórios, onde cada um possuía sua própria mesa de trabalho e ficava ali durante todo o expediente, já não atende à inquietação dessa juventude.
Um ambiente contemporâneo ideal possui:
– Estações de trabalho do tipo plataforma, que permitem que mais de uma tarefa seja realizada ao mesmo tempo e promovem interação entre os colegas.
– Área de café, com poltronas confortáveis e bancadas de conectividade. Promovendo bons encontros e entre as equipes.
– Refeitório que pode ser utilizado muito além do horário de almoço, se tornando um espaço multiuso para atividades de trabalho, sejam colaborativas ou individuais.
– Salas fechadas para momentos de concentração ou reuniões, mas que podem ter divisórias de vidro, mantendo certa privacidade sem perder a amplitude da visão de todo o escritório.
– Cabines acústicas para atividades que requerem muita concentração, como uma videochamada ou atividade intensa em uma planilha, por exemplo.
– Área de descompressão: ambiente que promove o descanso, convivência, interatividade com jogos, entre outras atividades, sem se desconectar totalmente da empresa.
Áreas de descompressão: trabalhando com os 5 sentidos
As áreas de descompressão são aquelas que não possuem tanta tensão, ou seja, ambientes mais descontraídos e agradáveis, que quebram o ritmo de produção contínuo e permitem que o colaborador descanse, principalmente a mente. Trabalhos em escritórios podem gerar muito estresse emocional, por isso, as áreas de descompressão servem como um escape para que a capacidade produtiva do colaborador não se esgote. A mudança de um ambiente sério para uma área de descompressão gera alterações no cérebro que favorecem a saúde das pessoas.
Neste novo tipo de ambiente, o mobiliário e a decoração são muito importantes, assim como a iluminação, plantas e vegetação, texturas dos revestimentos, aroma suave, som ambiente e algo para agradar o paladar.
É assim, trabalhando os cinco sentidos que criamos um ambiente agradável, que permite até pequenas reuniões mais informais ou trabalhos individuais, além de um relaxamento maior em poltronas e sofás bem confortáveis.
Cores e iluminação
As cores em um ambiente corporativo podem ser utilizadas para estimular o que é necessário em cada ambiente.
Se for um ambiente no qual seja necessário muita energia, a paleta de cores pode e deve ser estimulante e vibrante. Podendo ser utilizada em paredes, carpetes, até em mobiliários.
O mesmo raciocínio para ambientes que quererem muita concentração. Neste caso, devem ser escolhidas cores que favoreçam este tipo de atividade.
Logo, em um espaço de descompressão ou descontração, as cores podem levar as pessoas para “outro mundo”, totalmente diferente do escritório. Pode ser feito algo mais lúdico, para “brincar” com os sentidos das pessoas e ajudar no momento de descanso. Com a iluminação, pode-se seguir o mesmo conceito, utilizando-se de tons mais amenos, com relação ao escritório, e com estilos de luminárias bem modernas.
Além disso, o branding da empresa, ou seja, a marca, também pode ser utilizado para conectar as pessoas com o negócio. Com as cores sendo utilizadas pontualmente para marcar as cores da empresa.
Tudo dependerá do tipo de empresa e do objetivo do projeto a ser desenvolvido. É importante contratar profissionais especializados em arquitetura e design de interiores para desenvolver um projeto completo.
Na RS Design você poderá obter um projeto de mobiliário corporativo personalizado para a sua empresa, com acompanhamento de um Consultor Técnico e a indicação da linha de móveis mais assertiva para cada ambiente.
Mobiliário
O mobiliário de uma área de descompressão, normalmente é mais descontraído e não seguem muitos padrões de estilos.
Podem ter bancadas com cadeiras altas para reuniões mais informais ou simplesmente o uso individual de notebook por um colaborador que procura um ambiente mais arejado para realizar uma tarefa.
Podem ter poltronas e sofás bem confortáveis ou mesinhas e cadeiras (tipo um barzinho) ou ainda pufes e redes.
Aqui a criatividade corre solta!
Consulte a RS Design para um projeto de mobiliário para sua empresa, inclusive para sala de descompressão. Pode contar com nossa equipe para estudar suas necessidades e indicar o mobiliário mais adequado para cada tipo de atividade das suas equipes.
Afinal, uma empresa que investe em melhorias para as pessoas, colhe resultados positivos para o negócio.