Atualmente, muitas empresas estão enfrentando muitos desafios para não cometerem erros na comunicação com seus funcionários. As equipes devem estar sempre atentas para evitar falhas que possam comprometer suas carreiras, pois o aprimoramento da forma de se comunicar no âmbito profissional traz benefícios significativos, evitando conflitos e insatisfações durante o dia a dia.
Qual o papel do colaborador?
O colaborador deve participar do ‘’time’’ e ‘’vestir a camisa’’ da empresa, mantendo um relacionamento harmônico com os demais funcionários. Um bom relacionamento interno é um fator estratégico para seu sucesso profissional e para o sucesso da empresa em geral.
A primeira etapa de uma vida equilibrada é conhecer a si mesmo, e por consequência, possuir uma comunicação eficaz. O colaborador deve fazer uma reflexão profunda de sua interação com o mundo: a maneira de interpretar os fatos, de compreender os semelhantes, de adquirir conhecimento e de tratar os seres humanos.
5 erros de comunicação no ambiente de trabalho
Durante a carreira profissional e mesmo no decorrer da vida, é fundamental observar os erros de comunicação que podem ser cometidos e tentar evitá-los:
1. Apatia
A apatia reflete o desconhecimento das características principais do público-alvo. Do que adianta possuir o domínio do conteúdo sem a fala, sem sensibilidade e sem conexão com a audiência? O oposto de apatia é empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro.
2. Insegurança
A falta de conhecimento e informação sobre algum tema ou situação evidenciam a falta de assertividade. Pessoas inseguras geralmente possuem um comportamento agressivo, no intuito de causar medo e intimidação. Expressam autoridade com rispidez. Esta imposição encobre o receio das suas próprias fragilidades.
3. Impaciência
Este é um dos grandes obstáculos ao aprendizado e boa convivência. Pouca clareza e total apatia tornam a comunicação quase que uma obrigação, em vez de ser uma ação envolvente e prazerosa. Quando uma pessoa é impaciente, quase não sobra o que ensinar e não já espaço para observar.
4. Incoerência
A falta de lógica é a diferença entre falar, defender uma ideia, valores ou posição e não seguir os discursos e ideais pregados. Defender um ponto de vista para em outro momento contradizê-lo é um comportamento que desperta desconfiança e descrédito, pois as pessoas acreditam que a qualquer momento o incoerente poderá mudar de lado e até terá uma justificativa, sem se importar com os desdobramentos das próprias atitudes.
5. Prolixidade
Ser excessivamente longo, cansativo e entediante é um dos piores erros que um profissional pode cometer na comunicação. Pessoas prolixas não reconhecem que sua expressão é confusa, com muitas palavras repetidas ou sem significado relevante. O prolixo não percebe que o ouvinte não presta atenção justamente pela falta de objetividade.
Comunicar-se de maneira sábia, promover o bem-estar e atingir os objetivos estabelecidos para si na vida pessoal e profissional são qualidades requeridas por empresas inteligentes.