5 erros de comunicação no ambiente de trabalho

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5 erros de comunicação no ambiente de trabalhoAtualmente, muitas empresas estão enfrentando muitos desafios para não cometerem erros na comunicação com seus funcionários. As equipes devem estar sempre atentas para evitar falhas que possam comprometer suas carreiras, pois o aprimoramento da forma de se comunicar no âmbito profissional traz benefícios significativos, evitando conflitos e insatisfações durante o dia a dia.

Qual o papel do colaborador?

O colaborador deve participar do ‘’time’’ e ‘’vestir a camisa’’ da empresa, mantendo um relacionamento harmônico com os demais funcionários. Um bom relacionamento interno é um fator estratégico para seu sucesso profissional e para o sucesso da empresa em geral.

A primeira etapa de uma vida equilibrada é conhecer a si mesmo, e por consequência, possuir uma comunicação eficaz. O colaborador deve fazer uma reflexão profunda de sua interação com o mundo: a maneira de interpretar os fatos, de compreender os semelhantes, de adquirir conhecimento e de tratar os seres humanos.

5 erros de comunicação no ambiente de trabalho

Durante a carreira profissional e mesmo no decorrer da vida, é fundamental observar os erros de comunicação que podem ser cometidos e tentar evitá-los:

1. Apatia

A apatia reflete o desconhecimento das características principais do público-alvo. Do que adianta possuir o domínio do conteúdo sem a fala, sem sensibilidade e sem conexão com a audiência? O oposto de apatia é empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro.

2. Insegurança

A falta de conhecimento e informação sobre algum tema ou situação evidenciam a falta de assertividade. Pessoas inseguras geralmente possuem um comportamento agressivo, no intuito de causar medo e intimidação. Expressam autoridade com rispidez. Esta imposição encobre o receio das suas próprias fragilidades.

3. Impaciência

Este é um dos grandes obstáculos ao aprendizado e boa convivência. Pouca clareza e total apatia tornam a comunicação quase que uma obrigação, em vez de ser uma ação envolvente e prazerosa. Quando uma pessoa é impaciente, quase não sobra o que ensinar e não já espaço para observar.

4. Incoerência

A falta de lógica é a diferença entre falar, defender uma ideia, valores ou posição e não seguir os discursos e ideais pregados. Defender um ponto de vista para em outro momento contradizê-lo é um comportamento que desperta desconfiança e descrédito, pois as pessoas acreditam que a qualquer momento o incoerente poderá mudar de lado e até terá uma justificativa, sem se importar com os desdobramentos das próprias atitudes.

5. Prolixidade

Ser excessivamente longo, cansativo e entediante é um dos piores erros que um profissional pode cometer na comunicação. Pessoas prolixas não reconhecem que sua expressão é confusa, com muitas palavras repetidas ou sem significado relevante. O prolixo não percebe que o ouvinte não presta atenção justamente pela falta de objetividade.

Comunicar-se de maneira sábia, promover o bem-estar e atingir os objetivos estabelecidos para si na vida pessoal e profissional são qualidades requeridas por empresas inteligentes.

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