Provavelmente você já deve ter ouvido a expressão “que mundo pequeno, hein?” Ou tentou contar uma novidade que acabou de saber e descobriu que a pessoa também já sabia, e até bem antes de você. Hoje em dia, temos como saber notícias do mundo todo, praticamente ao vivo. E do mundo ao nosso redor também, que envolve amigos, colegas e parentes.
As redes sociais contribuem e muito para a propagação das notícias, novidades e fofocas. Um bom exemplo é o Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo e que no Brasil conta com 68 milhões de usuários, com tendência a crescimento.
Uma forma simples, fácil e rápida de interagir com amigos pessoais ou com pessoas que possuem opiniões e hábitos similares.
Assim é o Facebook nosso de cada dia!
No entanto, é preciso observar alguns pontos importantes. Alguns detalhes que podem nos ajudar ou atrapalhar.
Hoje, não há quem não esteja por dentro da piada ou imagem do momento. Sem falar das “correntes” que são disseminadas rapidamente. Do mesmo modo, não há quem não possua parentes, colegas de trabalho, clientes e até chefes no círculo de amizades. Aí é que mora o perigo!
Se nestes ambientes, você é o que você compartilha, então o que você vem compartilhando? Reclamações de cansaço? Fotos do fim de semana (aquelas com copo na mão)? Crenças políticas e religiosas? Declarações polêmicas?
Cuidado, pense que seu chefe pode estar vendo. Ou pior, aquele cliente que você precisa fechar um negócio em breve.
Quem está para ser contratado, por exemplo, deve ter cuidado em dobro. Hoje em dia, muitas empresas utilizam as redes sociais para traçar um perfil psicológico do candidato.
Você acha injusto?
Pense se você for o dono de uma empresa, com certeza vai querer conhecer muito bem a pessoa que vai contratar. E como as informações estão aí, disponíveis na internet, por que não utilizá-las. Você contrataria alguém que tem uma comunidade em seu perfil com alusões a ditadores, fanatismos de todos os tipos, etc? Para uma empresa que procura por profissionais capacitados e equilibrados, isso estaria fora de cogitação.
Do mesmo modo, um cliente que está prestes a fechar um negócio, não colocaria seu futuro nas mãos de alguém que tem esse tipo de comportamento online. O negócio seria desfeito, ou nem concretizado, com a mesma rapidez com que uma imagem é compartilhada.
Veja algumas dicas de etiqueta nas redes sociais que podem ajudar na sua imagem profissional:
1. Na verdade construímos nossa imagem no dia a dia, e não somente na internet. Isso vale para nosso comportamento na família, escritório e escola. Isso não quer dizer que não devemos ser quem somos. Podemos sim, nos comportar conforme nossa personalidade e crenças. Podemos e devemos ter opinião própria, só que sempre com educação. Isso mesmo, “educação” é a palavra-chave. Você pode discordar de um colega em qualquer situação, mas utilize argumentos sólidos e evite polêmicas.
2. Não há necessidade realmente de contar cada passo da sua vida. Se você foi à academia, salão de beleza ou ao restaurante da esquina, pouco importa. Senão fica parecendo que você tem pouco conteúdo.
3. Procure se informar sobre o que está acontecendo no mundo. E não compartilhe uma notícia apenas por compartilhar, muitas vezes pode ser uma notícia falsa.
4. Não copie citações ou textos de ninguém e coloque a sua autoria. Isso mais cedo ou mais tarde poderá ser descoberto e mais uma vez mostrará que está faltando conteúdo e também originalidade.
5. Fotos muito pessoais, com cenas que ficam bem na galeria do seu celular para mostrar pessoalmente aos amigos íntimos, não precisam ser compartilhadas para o seu universo particular inteiro.
6. “Bom-senso”, outra palavrinha que vale ouro nas redes sociais, ou melhor, na vida. Evite postar fotos de seus amigos sem autorização.
7. E por último, seja autêntico e evite mentiras a todo custo. Isso fará de você um amigo, parente e principalmente um profissional extremamente confiável. Afinal, “estar bem na rede” é ter um perfil fácil de ser adicionado e mantido!