Como as pessoas querem ser atendidas? Como começar o processo de cura desde a entrada do paciente na clínica ou no consultório? Como transmitir bem-estar em todos os detalhes? Como aproximar médicos e pacientes?
Com este tipo de questionamento, muitas empresas do segmento de saúde em países como os Estados Unidos, estão transformando a forma de atender pacientes.
Pensar com os “olhos do paciente” está sendo o principal direcionamento para novos projetos de hospitais, clínicas e consultórios que queiram se diferenciar em três principais pontos: atendimento humanizado, profissionais preparados e direcionamento para o processo de cura em todos os aspectos.
E estes pontos irão se ligar por meio do espaço físico bem projetado aliado ao mobiliário adequado e funcional. O conjunto que engloba um projeto de arquitetura e design preparado com estratégias de bem-estar é transformador para a saúde física e mental das pessoas impactadas.
Conheça algumas inovações envolvendo os consultórios e demais ambientes de saúde.
Ausência de mesa entre paciente e médico
A tendência a buscar tudo o que possa diminuir a barreira entre o profissional e o paciente está remodelando os consultórios e os espaços de atendimento. Nestes ambientes atualizados não existe a mesa entre o médico e o paciente.
O contato é mais próximo e o médico examina o paciente em uma cadeira reclinável, por exemplo. Também existe a cadeira ou sofá para o acompanhante e outros móveis complementares.
A tecnologia também é importante para visualização em telas de exames e informes para o médico e paciente.
Mobiliário preparado para o bem-estar
A preocupação com a higienização contínua existe. Afinal, como qualquer ambiente de atendimento de saúde é preciso ter um cuidado especial com a limpeza de móveis e demais itens.
No entanto, isso não impede que o mobiliário seja mais aconchegante e com conceito de design. Essa é uma tendência que vem sendo adotada não apenas dentro do consultório, mas também em salas de espera e demais ambientes de clínicas ou hospitais.
O importante é que os revestimentos e materiais destes móveis sejam apropriados para uso em áreas da saúde. Até mesmo detalhes da forma do produto, para facilitar o ato de sentar e levantar, por exemplo, devem ser considerados.
Características nos móveis como segurança, fácil higienização e adequação de uso são fundamentais para a utilização em áreas da saúde.
Conforto acústico
Pensar em conforto para as pessoas, também é pensar em conforto acústico. Não adianta muito estar em um local bonito, com mobiliário confortável, temperatura agradável, se o barulho for um grande incômodo.
Os produtos acústicos da RS Design podem melhorar as condições sonoras dos ambientes e ainda inserir um visual muito interessante e atualizado. Além disso, são de fácil higienização e não propagam chamas.
Um local barulhento pode interferir na saúde física e mental das pessoas, e se estas pessoas já estiverem mais debilitadas, o prejuízo será maior ainda.
Ao passo que um local preparado para o conforto acústico tem efeitos muito benéficos, como melhora de humor, de concentração e de bem-estar no geral.
Uso de tecnologia
Com o uso de softwares, é possível mostrar o que está acontecendo com o organismo e até exibir vídeos, que facilitam na compreensão da doença. Isso ajuda a estreitar laços, tranquilizar o cliente e explicar o protocolo.
Sistemas para minimizar a demora no atendimento, evitando senhas e já direcionando o paciente para um atendimento personalizado, também são indicados. Uso do nome da pessoa e não de números já é um detalhe que torna o atendimento mais pessoal e humanizado.
Bem-estar
Em suma, todos os itens citados até agora buscam aumentar a sensação de bem-estar do paciente. Afinal, para que a pessoa se sinta pronta para começar um tratamento e dar continuidade a ele, ela precisa acreditar no que está sendo proposto pelo profissional.
E esse processo já tem início na forma como o paciente é recebido, no ambiente acolhedor e, claro, na interação com o profissional.
Quando os ambientes de saúde são projetados com estratégias de bem-estar, incluindo mobiliário adequado para transmitir conforto, segurança e praticidade, os pacientes sentem-se bem e começa o processo de cura.
E os profissionais da saúde sentem-se orgulhosos por seu trabalho, aumentando sua eficiência, minimizando riscos e cultivando o próprio bem-estar.
Se você precisa conversar sobre a sua clínica ou consultório para entender quais as principais mudanças, visando a humanização dos espaços, fale conosco agora mesmo, para que possamos fazer o melhor projeto juntos!