Com a adoção do home office muita gente precisou correr e montar um escritório dentro do lar. Nessa de improvisar, muitos acabaram pegando uma cadeira qualquer, das usadas na cozinha, e ficando o dia todo sentado nela, em frente a um computador.
Foi então que as dores começaram e o desconforto tomou conta. Todo mundo passou a notar o quão importante é a escolha da cadeira na hora de trabalhar. É preciso optar por um modelo ergonômico e adequado a você (veja dicas de como escolher).
Cadeiras ergonômicas
Afinal, por que o melhor é optar por cadeiras ergonômicas?
Saiba que não é por acaso que as boas cadeiras de escritório possuem braços, ajustes de encosto e de altura, espumas com densidade adequada, assentos com bordas arredondadas, entre outros atributos. Tudo isso é importante para auxiliar a sua postura na hora de sentar-se.
Uma cadeira preparada para uso intenso de trabalho permite que você regule a altura, o encosto e até os braços, possuindo um design do encosto para apoiar bem as costas e de preferência com ajuste de apoio lombar. É a cadeira que deve ajustar-se à você e não o contrário, permitindo que sua postura fique adequada.
Essa preocupação com a postura evita lesões e dores, aumentado a produtividade e diminuindo o cansaço. E esta preocupação deve ser tanto nos escritórios como nos espaços de home office em nossas casas.
A NR 17 é uma norma regulamentadora que “visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”. Seguir o que esta norma determina não é uma opção e sim obrigação da empresa. Essa normativa determina que é preciso:
- “manter uma cadeira de trabalho com assento e encosto para apoio lombar, com estofamento de densidade adequada, ajustáveis à estatura do trabalhador e à natureza da tarefa;
- colocar apoio para os pés, independente da cadeira”.
É importante escolher bem o tipo de cadeira para a equipe na empresa. Existem modelos altamente ajustáveis a diversos biótipos de pessoa, veja 8 perguntas que você deve fazer antes de comprar.
Riscos se a cadeira não for ergonômica
Cadeiras que não são ergonômicas acabam levando o usuário a sentar-se na posição errada. Isso acaba ocasionando problemas na coluna, dores no corpo e lesões. O risco é ainda maior quando a pessoa fica sentada muitas horas por dia, como acontece com quem trabalha no setor administrativo, por exemplo.
Por isso, na hora de adquirir os móveis deve-se observar muito além do preço e estética, é fundamental focar na ergonomia!
A RS Design sempre trata desse assunto, abordando não só os modelos, como também a percepção de um produto de qualidade que pode trazer benefícios à saúde das pessoas. Conte com a consultoria RS Design antes de adquirir cadeira para escritório, seja para sua equipe ou para seu trabalho em home office.
Clique aqui para conhecer a linha de cadeiras de escritório da RS Design.