No dia 21/04 deste ano, uma novidade foi anunciada pelo Google referente ao ranqueamento de sites feito pelo motor de buscas de empresas. Este processo passou por mudanças relevantes e servem para ilustrar duas tendências em constante crescimento: as pesquisas via mobile e a exigência por conteúdos de qualidade.
O conteúdo de boa qualidade é uma mudança significativa que deve ser pensada por qualquer empresa. O marketing de conteúdo das empresas, neste contexto passa a ser muito mais cauteloso.
Vantagens em criar um blog para sua empresa
Somente manter um site para a empresa é um fator que limita o acesso apenas às pessoas que fazem buscas direcionadas à marca.
1. Ranqueamento nos resultados de busca
Conteúdo original recorrente e que apresenta uma boa qualidade é o combustível fundamental para estratégias de SEO. O novo algoritmo do Google reconhece e premia com as melhores posições, empresas que possuem atualizações constantes de conteúdo. Conquistar um bom posicionamento nas pesquisas, faz com que o tráfego para seu site aumente.
2. Investimento com ótima relação de custo-benefício
Os custos são um fator relevante para qualquer empresa. No caso do blog, os custos podem ser mínimos. Plataformas gratuitas como o WordPress, por exemplo, não requerem conhecimento avançado para utilizar. Fazer uma publicação uma vez por semana é um ótimo começo para manter o blog atualizado. Mantenha uma frequência com disciplina, pois quanto mais você publica, mais páginas serão criadas e, consequentemente, mais atenção de clientes você irá atrair, posicionando o seu site nos buscadores.
3. Torne-se referência no mercado
Um blog transmite confiança e credibilidade aos leitores, uma vez que você trate de assuntos sobre mercado, notícias, artigos educativos, informativos etc. Caso alguém necessite dos produtos fornecidos pela sua marca, lembrarão em primeiro lugar, da sua empresa.
4. Interação com o cliente
Através de posts, é possível incetivar interações, comentários, perguntas, feedbacks etc. Responder os comentários para manter uma relação sólida com o cliente é muito importante. O blog é uma excelente ferramenta para criar um relacionamento com o leitor. Um campo de cadastro, por exemplo, pode permitir a inserção de e-mails para envio de newsletters, o que se torna mais uma maneira de interagir com possíveis clientes potenciais.
5. Conhecer o público-alvo e melhorar a estratégia de marketing de conteúdo
A atualização constante do site com conteúdo através do blog permite adquirir informações essenciais para sua empresa. Análises periódicas auxiliam na descoberta de quais são os temas mais populares, como os leitores chegaram até a sua página, quais as palavras-chave mais buscadas etc. A partir dessas métricas é possível aprimorar cada vez mais sua estratégia de conteúdo e alinhá-las às metas do negócio.
Sites que oferecem conteúdo sem relevância ou duplicado, vão despencar no ranking das buscas. Textos publicados sem embasamento teórico serão “descartados” pelos novos algoritmos do Google. Estamos inseridos em um contexto onde o cliente busca, cada vez mais, conteúdos de qualidade.