Para uma boa parcela dos trabalhadores ao redor do mundo, principalmente os jovens, uma das grandes dificuldades encontradas durante a jornada diária é a administração do tempo, para concluir todas as tarefas ou ao menos, não comprometer o andamento do trabalho.
Os jovens parecem estar na dianteira dessa questão porque pertencem a chamada “geração Y” e têm a ansiedade e a distração como características mais marcantes. Resultado: não cumprimento das atribuições e mau uso do tempo.
Uma pesquisa realizada pelo site Salary.com em 2013, comprovou, por exemplo, que 70% dos americanos admitem desperdiçar seu tempo de trabalho em outras atividades.
Desses, 43% se disseram “vitimados” pelo papo com o colega do lado, enquanto 28% dos trabalhadores questionados afirmaram que a navegação na internet os prejudicava, com a distração e a perda de tempo. Nessa navegação as redes sociais têm destaque, em especial o Facebook, que é o campeão absoluto de acessos no trabalho.
Para mudar esse cenário e administrar melhor seu tempo, deve-se primeiro não tentar agradar a todos, sempre. Quem deixa suas obrigações em segundo plano em prol da vontade dos outros, acaba se ocupando com atividades mais operacionais e não toma frente em nada, perdendo espaço e claro, tempo. A partir daí, o resto é questão de adaptação e prestar atenção em detalhes ligados à produtividade, que podem estar escapando de você, como por exemplo, o melhor horário para trabalhar. Você sabia que isso existe?
Claro que todos possuem uma carga definida, quase sempre inflexível e que toma grande parte do dia, mas se você parar para reparar vai chegar a conclusão de que possui um momento do dia em que produz mais. Pode ser pela manhã, à tarde ou no fim do dia. É o momento em que você se sente mais disposto e/ou as coisas fluem melhor, deixando as tarefas não tão pesadas, como pareciam horas antes. Para não desperdiçar esse momento, estabeleça um plano produtivo que valorize sua capacidade de trabalhar a todo vapor, quando isso for possível.
Observe o seu ritmo e estabeleça o seu trabalho aproveitando os melhores momentos de produtividade, sem deixar que outras pessoas ou distrações o absorvam. É uma dica infalível para aproveitar o seu tempo!
Matéria do Fantástico sobre Como Administrar o tempo no Trabalho
O programa Fantástico da Rede Globo divulgou no mês de Outubro de 2013 uma ótima matéria sobre a Administração do tempo no trabalho.
Assista o vídeo e conheça as melhores dicas e recomendações de especialistas!