Os espaços comerciais precisam abrigar muitas pessoas e, ao mesmo tempo, possibilitar que os produtos sejam demonstrados. Afinal, seja o ambiente para vender algo ou para prestar serviço, é necessário que tudono local tenha um propósito bem definido. E para isso é fundamental um projeto de arquitetura e design de interiores que considere as características do espaço, entendendo as necessidades do tipo de negócio que será instalado no local, a melhor opção de layout e a especificação do mobiliário adequado.
Além de receber bem, um ambiente comercial também precisa ser alinhado ao produto/marca e atrativo na medida certa para o consumidor. Também é preciso colocar os produtos no local certo, no “caminho dos olhos” do consumidor, para instigar o consumo de forma natural e inteligente. Dessa forma, um ambiente comercial é diferente de uma casa e precisa ser preparado para vender uma “imagem”, englobando produtos e serviços. Neste ponto, o trabalho de Visual Merchandising irá agregar muito valor à marca, com resultados positivos para seu negócio.
O que é Arquitetura Comercial?
Trata-se do ramo da arquitetura que atua no desenvolvimento de ambientes comerciais. Dentre eles, bares, restaurantes, lojas dos mais variados setores, quiosques, entre outros.
O profissional faz o projeto sempre pensando em maximizar as funcionalidades dos espaços. Isso, aliado ao uso de tecnologia de ponta e a um projeto de design de interiores.
Além disso, a arquitetura comercial também se preocupa com a segurança. Dessa forma o projeto de um restaurante, por exemplo, acaba precisando de mais cuidado quanto ao uso de produtos inflamáveis, do que uma loja de roupas. Dessa maneira, é preciso que cada projeto contenha estudo criterioso sobre a atividade para a qual a construção será destinada.
E o Visual Merchandising?
O Visual merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, criando uma identidade da loja ou da marca perante o consumidor, também pode personalizar o ambiente através do design, do layout e da disposição dos produtos, impulsionando e influenciando nas decisões de compra dos clientes.
Qual a função do Visual Merchandising nas lojas?
É uma série de ações utilizadas no ponto de venda, de preferência de forma criativa, para movimentar as vendas, motivando os colaboradores (vendedores/atendentes) a pensarem constantemente de forma cada vez mais comercial, procurando sempre impactar positivamente o consumidor.
Aliando as duas atividades (Arquitetura Comercial e Visual Merchandising)
Enquanto a Arquitetura Comercial deixa o espaço físico pronto para o negócio funcionar, o Visual Merchandising cria uma identidade da marca.
O ambiente comercial com um projeto adequado, a escolha certa da paleta de cores,mobiliáriomuito bem escolhido conforme o tipo de uso e posicionado da melhor maneira em um layout muito bem pensado, com uma área de circulação estratégica, já terá grandes chances de ser um espaço agradável para o cliente. Agora, juntar a isso as técnicas de Visual Merchandising, que permitem uma imersão do consumidor pela identidade da marca, a visita do consumidor ao ambiente será uma experiência única e marcante!
O objetivo é que o consumidor se sinta, na sequência: atraído a entrar no espaço, sentir-se bem ao entrar, ser envolvido pela marca de forma natural, sentir-se estimulado à compra e finalmente finalizar a compra com a sensação mais agradável possível.
E não estamos falando somente de lojas que vendem produtos, qualquer espaço que ofereça um serviço, por exemplo, também precisa envolver o consumidor.
O importante é fazer projetos com empresas especializadas em cada campo e colocá-las para trabalhar em conjunto, pensando no seu negócio.
Nós da RS Design fornecemos mobiliário corporativo, que além das mesas e cadeiras de escritório, pode incluir poltronas, pufes, banquetas e móveis mais descontraídos para complementar o seu espaço. Solicite uma visita com um de nossos Consultores especializadospara estudar o seu caso e indicar os produtos mais adequados ao seu negócio!