Para oferecer um ambiente adequado de trabalho é necessário se preocupar com vários itens como um local limpo, iluminação de acordo com o ambiente, equipamentos de proteção individual sempre que necessário, dentre outros. O trabalhador que atua dentro de um escritório, precisa de móveis adequados para a sua função. Afinal, são horas e horas digitando ou arquivando documentos, por exemplo. A mesa e a cadeira de escritório devem ser ergonômicas. Isso é importante, tanto para evitar dores e lesões no trabalhador, quanto para estar em dia com a legislação vigente.
Como escolher uma cadeira de escritório?
A primeira coisa que você precisa pensar é que ela tem que ser confortável e segura para o trabalhador. Uma cadeira inapropriada diminui e muito a produtividade, além de causar desconforto e dores. Veja alguns itens que você precisa se preocupar ao escolher a melhor cadeira para escritório:
- Encosto e assento: devem ser estofados e com espuma de boa densidade, que não deforme com o uso;
- O material que reveste a espuma precisa permitir a respiração do corpo;
- A cadeira deve permitir que a pessoa fique sentada com uma boa postura. As coxas devem ficar todas sobre o assento, os joelhos precisam permanecer dobrados e formando um ângulo de 90°, os pés encostados no chão e os cotovelos apoiados nos braços da cadeira;
- Prefira as cadeiras com altura e encosto reguláveis para melhor adaptação ao biótipo do trabalhador;
- Opte pelas cadeiras de rodízios com 5 pés, que proporcionam maior estabilidade e consequente segurança para o usuário.
- Os braços reguláveis também são muito importantes em uma cadeira ideal;
- Não se esqueça de verificar se o peso suportado pela cadeira escolhida atenderá o usuário;
O ideal é que a cadeira tenha um suporte para a área lombar. Há muitos modelos no mercado que o próprio design foi desenvolvido para se evitar dores nas costas e principalmente na região lombar.
Pense na escolha de uma cadeira para escritório como um investimento. Os benefícios serão maior produtividade do funcionário e adequação da sua empresa à legislação vigente, o que evitará no futuro diversos processos trabalhistas de funcionários insatisfeitos e com problemas de saúde.
Pense nisso!