Nós, seres humanos, temos muita dificuldade com mudanças, ainda mais se esta mudança for para algo desconhecido. Temos certa necessidade de estabilidade, de pisar em terreno conhecido. Mas se não tivéssemos arriscado, estaríamos nas cavernas ainda, não é? Arriscar-se a sair da zona de conforto é necessário; as grandes mudanças positivas da vida aparecem desta forma. Buscar algo novo pode gerar insegurança, mas com certeza, gera também satisfação, quando vemos que este algo é melhor do que o que tínhamos antes.
Isso não quer dizer sair por aí, se aventurando. Se você busca um novo emprego, deve planejar isso.
Quem tem família para sustentar, não pode se dar ao luxo de ficar vários meses sem ganhar nada. Portanto, busque ter uma reserva para o tempo em que procura uma nova ocupação.
Outra maneira de fazer isso é procurar emprego, enquanto ainda está empregado. Foi-se o tempo em que essa prática era vista com maus olhos. Hoje, é bastante comum e, praticamente, todos os grandes profissionais estão abertos a novas oportunidades, mesmo estando empregados. Você pode pesquisar sobre o seu mercado de trabalho, qual a demanda, que tipo de profissional as empresas precisam. Use a internet para isso, pesquisando e mantendo seus perfis em redes profissionais e de empregos atualizado. O mais importante é você saber o que quer de fato, pois caso contrário, continuará numa procura incessante por algo que nem você sabe o que é.
Além disso, se quiser de fato mudar de emprego, seja o profissional que as empresas procuram. Algumas pessoas buscam serem demitidas, propositadamente, para poderem ganhar os benefícios previdenciários que isto lhes implica. Pode ser uma saída interessante, em curto prazo, mas pode também manchar sua imagem e te fazer perder empregos melhores no futuro. Lembre-se que um bom profissional precisa zelar por sua imagem, caso contrário, ficará a mercê de cargos aquém de sua capacidade.
Planejar esta transição de emprego é fundamental. Estudar o que será feito e ter um plano B, caso algo de errado também. Porém, é importante que você também dê um passo adiante, após medir os riscos, para que consiga de fato, encontrar algo que te faça feliz.