Durante o caminho do crescimento profissional, é possível que você seja escolhido algumas vezes para realizar certas viagens a trabalho. Caso isso ocorra uma vez, e se você fizer um bom trabalho, essas oportunidades serão mais frequentes, e você deve aproveitá-las.
Ao escalar um colaborador para ser representante da empresa em outro país, cidade ou estado, a empresa dá um indicativo de que aquele funcionário tem capacidade e competência para representá-la em uma reunião ou na cobertura de um evento, por exemplo, e é nessa hora que você deve fazer por merecer aquela escolha e garantir seu lugar em todas as próximas.
Pode ser muito difícil focar-se somente no trabalho, principalmente se você viaja para um local que não conhecia antes ou que oferece possibilidades de passeios muito diferentes. É lógico que você não precisa estar 100% focado no trabalho o tempo todo, mas de maneira alguma deve esquecer o porquê de estar lá.
Dicas para aproveitar melhor as viagens de trabalho
1. Programe-se
Praticamente uma lei para qualquer viagem, não só de trabalho como todas as outras. Tome nota de todas as suas funções e objetivos durante aquele tempo fora, saiba sem nenhuma dúvida como proceder, para onde ir, para quem ligar caso precise de algo. A empresa deverá prover todo o auxílio necessário, e caso não haja ninguém ao seu lado na viagem, todas as informações devem ser passadas antes.
2. Conheça ao menos um pouco do local para onde vai, antes de ir
É imprescindível que você entenda ao menos o mínimo sobre o local para onde irá viajar, pois alguns atos que em sua cidade podem ser normais, podem ser considerados até mesmo ofensas em outros países, portanto informe-se, a internet é um ótimo local para isso.
Entenda um pouco dos costumes, da alimentação e de como é realizado o transporte. Você nunca sabe do que pode precisar.
3. Converse com as pessoas
Compreenda que alguém de fora, embora possa parecer estranho para os moradores locais, é interessante. Por isso, converse.
Descubra coisas novas, faça novos amigos, conheça pessoas. Isso é muito importante e é uma das atitudes mais fáceis de se ter, ainda que o trabalho esteja tomando totalmente a sua atenção.
O recepcionista do hotel, a camareira, o garçom do restaurante, o atendente de uma loja de esquina, seja quem for, conhecer é sempre interessante, e além disso eles ainda podem recomendar-lhe ótimos passeios, caso sobre um tempo livre!
4. Mantenha contato com a empresa
Pense que você está viajando, e está longe da empresa. Suponha que você esqueceu um documento importantíssimo para a reunião do dia seguinte e está em um avião rumo a seu destino. Caso você não tenha contato com a empresa, isso será um grande problema.
Por isso, esteja sempre em contato com seus colegas de trabalho. Caso tenha que visitar um lugar em que o celular não pega, ligue de um telefone público, arranje um computador e mande uma mensagem. Faça o que estiver ao alcance para não ‘’sumir’’.
5. Relaxe e divirta-se
Por mais estressante que seja uma viagem de trabalho, o simples fato de colocar os pés em um local novo é maravilhoso, então não há razão para você não aproveitar as pequenas coisas, não é mesmo?
Repare na arquitetura, veja como a calçada e as pessoas são diferentes, tome um café rápido em um local despojado, coma doces que você nunca viu e aproveite tudo de diferente que aquele lugar possa oferecer durante rápidas passadas.
Caso exista tempo livre, consulte a programação cultural da cidade e aproveite para conhecer um museu ou um restaurante, afinal alimentar o corpo e a mente sempre com novidades é sempre interessante!