Móveis de uso diário no escritório podem se deteriorar mais facilmente do que aqueles que possuímos em casa, isso porque seu uso é contínuo e mesmo os de maior qualidade também sofrem com:
- Tempo;
- Poeira;
- Sujeiras acidentais;
- Batidas;
- Manchas.
Confira agora algumas dicas da RS Design de como manter os móveis do seu escritório como se fossem novos!
Por que se preocupar com conservação?
Estas dicas farão com que o ambiente se torne mais convidativo, tanto para seus próprios funcionários, que se motivarão a cuidar mais do local de trabalho, quanto para seus clientes, que estarão em um local bem cuidado, o que influencia diretamente nas impressões que ele desenvolverá da empresa. Cada móvel, dependendo de sua composição, possui um modo de limpeza específico. Isto acontece porque certos tipos de produtos corroem alguns materiais e favorecem outros, então antes de iniciar o processo de limpeza e conservação, verifique qual a estrutura de seu mobiliário. Inicie o processo de limpeza com uma flanela seca e macia nas áreas empoeiradas. Nunca utilize produtos químicos abrasivos ou solventes na superfície de seu móvel. Para o processo de limpeza, sempre utilize panos e flanelas macios, evitando o uso de buchas de aço ou toalhas, pois podem danificar a superfície. Nunca utilize os produtos e materiais diretamente na superfície do móvel, e sim no pano.
Cuidados específicos para cada tipo
Madeira
- Aplique um lustra móveis confiável, e de preferência, prefira aqueles que são à base de silicone.
- Em caso de derramamento de líquidos na superfície da madeira, passe uma flanela umedecida e seque o local o mais rapidamente possível, para evitar marcas.
- Para maior conservação, incentive seus funcionários a cuidar dos móveis, evitando batidas, riscos e manchas.
- Esteja atento às possíveis infestações de cupins e não exponha o móvel diretamente ao sol.
Revestimento Melamínico/MDF
- Em caso de derramamentos de líquidos, o ideal é lavar o local com sabão ou detergente neutro, secando-o rapidamente.
Metal, Epóx, Alumínio Polido ou Croma
- Em caso de líquidos na superfície, prefira detergentes neutros e seque rapidamente, a fim de evitar ferrugens futuras.
Vidro e Cristal
- Estes materiais necessitam de um cuidado mais específico. O mercado de limpeza desenvolveu produtos indicados para eles.
- Há a possibilidade de se utilizar álcool ou detergente na superfície, desde que a secagem seja rápida, para evitar manchas.
- Evite batidas, pois pode haver alteração na estrutura molecular do vidro ou cristal.
Plástico, PVC e Fitas Plásticas de Acabamento
- Em caso de derramamentos acidentais, utilize água e sabão neutro, limpando o excesso com esponjas ou panos macios.
- Para deixar a superfície brilhosa, use uma pequena quantidade de lustra-móveis.
Estofados
- Aspire sempre em baixa rotação, com escovas de cerdas macias, cerca de uma a duas vezes por semana.
- Lave a seco.
- Em caso de derramamentos aquosos ou oleosos: retire o líquido suavemente com um pano limpo, papel absorvente ou esponja.
- Para derramamentos pastosos ou sólidos: Utilize uma espátula cega, e absorva os resíduos com pano.
- Em caso de manchas, utilize um pano limpo umedecido com uma mistura de sabão neutro e água, e seque rapidamente.
Couro e Couro Sintético
- Aspire em baixa rotação, cerca de duas vezes por semana.
- Evite o contato direto com a pele, pois o suor é capaz de enrijecer o material e deixar ranhuras.
- Para o processo de limpeza, utilize os mesmos cuidados de um estofado.
- Evite exposição direta ao sol.
Vinil
- Limpe apenas com uma flanela ou pano macio, limpo e seco.
- Para derramamentos, umedeça este pano com água e sabão neutro e seque a área imediatamente.
Inox
- Em caso de derramamentos oleosos, retire o excesso do líquido com toalhas de papel, limpe o resto com uma mistura de água morna e detergente, seque com um pano macio, sem arranhar a superfície.
- Para marcas de dedos, basta umedecer o pano em solventes orgânicos ou álcool isopropílico e passar levemente sobre a marca. Para prevenção, utilize óleo mineral de bebês ou vaselina líquida em pequena quantidade.
- Para aqueles rótulos de etiquetas que já vem grudados na superfície, molhe o local com um pano macio embebido em água morna e esfregue suavemente. Nunca raspe a superfície!
- Para manchas de ferrugem, que podem aparecer com o tempo, aplique cotonetes com água e ácido nítrico a 10%, e mantenha o local umedecido por um tempo de meia hora. Repita o processo se necessário. Se as manchas forem mais acentuadas, prefira utilizar uma pasta especial feita de sapólio misturada a aquela solução de água e ácido nítrico a 10%. Enxague a superfície com amônia ou bicarbonato de sódio e seque com um pano macio.
Com estas dicas, seu mobiliário ficará em perfeito estado de conservação por muito mais tempo, mantendo o ambiente bonito e demonstrando o cuidado que você tem com a sua empresa. Entre em contato com a RS Design para dicas de quais móveis escolher para seu ambiente!