Qualquer empresa que pretenda alcançar notoriedade no mercado deve investir em uma boa identidade visual, a fim de impactar os clientes e apresentar, ao mesmo tempo, solidez.
Nesse sentido, a tarefa principal é conseguir definir um visual que se alinhe aos padrões da empresa, representando a marca e caracterizando a personalidade da corporação.
A definição do logotipo da empresa é o primeiro passo para uma identidade visual bem trabalhada, é uma representação gráfica da identidade total. Seu processo de criação pode ser bem complicado, variando de acordo com a situação dos profissionais envolvidos.
Depois de definida, a identidade visual vira o alicerce de todas as identidades do negócio. O fato é que a identidade visual pode afetar a credibilidade, confiança e respeito da empresa, pois está diretamente associada à:
- Criatividade;
- Posicionamento do negócio;
- Como a empresa é vista pelos clientes e pela sociedade;
- Percepção de valor de produto/serviço;
- Relação direta com o consumidor.
Onde se utiliza a identidade visual?
A identidade visual guia e pode ser uma forma de gravar o nome da empresa na mente do cliente. Por exemplo, se lhe dizem que vão a um restaurante fast food cujas cores principais são vermelho e amarelo, o que você pensa? Isso, Mc Donalds! A identidade visual é uma poderosa arma. Observe como ela está presente em tudo:
- Papelaria, crachás, cartões de visita, papéis de carta, blocos, notas, apresentações em power point, carimbos.
- Uniformes da empresa.
- Fachadas, móveis, carros, displays, adesivagem.
- Brindes e materiais promocionais, canetas, cadernos, banners, chaveiros.
- Internet, sites, blogs, loja virtual, aplicativos, perfis online (Facebook, Twitter, Youtube, etc.), e-mails.
- Peças publicitárias, anúncios, folhetos, outdoors, spots de rádio.
Existem alguns fatores que devem ser analisados durante o processo de criação, eles influenciam na qualidade final da identidade visual e variam de acordo com o ramo da empresa.
Cores e fontes
As cores estão presentes não somente no logotipo, mas também na mobília, em cartões, no site e até mesmo no rodapé de assinatura dos e-mails da empresa. Basicamente, qualquer comunicação que se dê diretamente com o cliente ou associados envolverá as cores da empresa, que fazem parte da identidade visual como um todo.
Devem ser minuciosamente estudadas, para que combinem com a missão da empresa, afinal, cada cor tem o seu significado. A ideia é que aqui se faça uma pesquisa abrangente de como cada cor afeta a parte cognitiva de quem analisa a empresa.
A fonte do logo também é um processo importante, é através dela que você define o tipo de letra que utilizará no material como um todo. Na mesma linha de pensamento das cores, a fonte deve combinar com o público-alvo. O ideal é que o designer seja especializado em fontes, para escolher uma que se alinhe ao conceito da sua empresa e não traga problemas no futuro.
Identidade visual na mobília
Como já foi visto, a identidade visual está presente até mesmo na parte física da empresa, na fachada, nas cores escolhidas para compor os escritórios ou áreas externas, etc. A tendência é seguir o mobiliário para cada segmento da identidade visual, há empresas que precisam de áreas mais clássicas e discretas, outras que preferem uma linha mais moderna e colorida.
A mobília como um todo deve seguir a mesma linguagem, para que os funcionários e clientes consigam rapidamente associar aquele tipo de ambiente com a empresa, mantendo-a sempre na mente e criando uma identidade única. O principal desafio é encontrar equilíbrio entre o conceito da empresa e o que se quer transmitir visualmente.
Além disso, o projeto de móveis para escritório traz muitas vantagens ao ambiente corporativo, como aproveitar todo o espaço disponível e linkar esse espaço ao que a empresa representa no mercado, desde a recepção à sala de reuniões.
Para isso, a RS Design é uma escolha consciente e inovadora, pois fornece móveis de acordo com a identidade do cliente, podendo se adequar facilmente ao que for planejado. É necessário que o ambiente seja muito bem analisado e projetado por especialistas, atendendo a necessidade primária de todas as empresas nos aspectos de organização, padronização e funcionalidade.