Quando não conseguimos terminar todo o trabalho programado para aquele dia, saímos do escritório desanimados, como se as 8 ou 9 horas que passamos ali não tivessem sido aproveitadas de maneira adequada.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, isso pode não ser sinal de languidez ou ineficiência, e sim de que certas práticas devem ser mudadas antes mesmo de chegar ao trabalho para que o dia se torne mais produtivo e agradável, evitando até mesmo o sono que pode aparecer durante a tarde.
Segundo especialistas, atos pequenos como acordar mais cedo, respeitar o horário programado no despertador e até mesmo alterar a alimentação e a ordem das tarefas matutinas podem inserir um ganho significativo de produtividade na hora de realizar o trabalho no escritório.
Dicas para tornar seu dia mais produtivo no trabalho
1. Tenha boas noites de sono
Acordar cedo é, sem dúvida, uma tarefa difícil para todos nós. Mas essa prática auxilia no despertar do corpo e garante que não haverá nenhum incômodo relacionado ao sono durante o dia. No entanto, para acordar cedo é necessário dormir cedo ou pelo menos dormir muito bem nas poucas horas que for possível.
Para isso, é importante evitar algumas atitudes comuns. Na alimentação, devem ser evitados os salgados pesados, frituras e muito doce, que podem causar indigestão e atrapalhar sua noite de sono. Já na hora de deitar, é recomendável tomar um banho para relaxar e esquecer o celular, pois ele não vai deixá-lo tranquilo antes de dormir, e sim mantê-lo mais acordado. Caso a insônia apareça, dê preferência a uma boa leitura.
2. Nada de despertadores altos!
Partindo do princípio de que não gostamos de acordar cedo, é necessário que tenhamos um alarme para nos auxiliar a levantar da cama na hora certa, mas ele não precisa ser extremamente alto, pois ninguém gosta de acordar assustado e pular da cama, não é mesmo? Por isso, programe uma música suave de sua preferência para acordá-lo na hora programada, assim seu despertar será muito mais tranquilo e agradável, e o mau humor matutino que é tão comum, deixará de aparecer gradativamente.
Vale lembrar também que a ‘’soneca’’ do despertador não é um bom recurso, pois não ajuda a descansar. É melhor colocar o alarme para a hora limite e levantar assim que ele tocar, pois o sono revitalizador da noite é mais bem aproveitado.
3. Exercite-se!
Quem acorda cedo e com disposição pode optar por fazer alguns exercícios para começar o dia bem. Alguns alongamentos para uma corrida rápida na esteira ou se possível em um parque, ajudam a despertar melhor e ainda auxiliam no bem estar durante a manhã, pois exercitar-se faz com que endorfina seja liberada em seu corpo, e essa substância traz uma sensação de satisfação e felicidade.
4. O café da manhã deve ser balanceado
É imprescindível que você coma algo antes de sair para trabalhar, e por ser a refeição mais importante do dia, o café da manhã deve ser controlado e nutritivo, para que você saia de casa satisfeito, mas sem aquela horrível sensação de inchaço. Para isso, prefira as proteínas (leite, iogurtes), coma pelo menos uma fruta e evite açúcar em excesso, como o dos cereais matinais e das bolachas recheadas. Um pão integral e algum tipo de carne magra como o peito de peru também constituem um bom café da manhã.
5. A primeira hora no escritório
Depois de todas as práticas em casa, você chegará bem e descansado no trabalho, e é nessa hora que você deve preparar seu cronograma para o dia. Planeje-se.
Escreva em uma planilha ou em um papel em sua mesa quais são as tarefas que devem ser entregues e ordene-as da maneira que julgar mais conveniente. Assim que terminar isso, o trabalho correrá mas fluido e tranquilo, pois você terá noção de suas demandas e da ordem em que elas devem ser feitas.
O tempo que você passa em casa antes de ir para o trabalho, ainda que reduzido, deve ser extremamente bem aproveitado, pois influencia em sua produtividade e até mesmo em sua saúde. Por isso, aproveite bem suas manhãs!