A nova geração de trabalhadores não é mais como antigamente. Há alguns anos, escritórios com mesas fixas e longas bancadas com diversas estações de trabalho era algo que funcionava, mas atualmente as coisas têm mudado. Os jovens de hoje, ingressando no mercado de trabalho, são o tipo de profissional que realiza mais de uma tarefa ao mesmo tempo, isso significa que esta geração é ligada em tudo, capaz de ficar atenta ao telefone, internet, redes sociais, projetos, e tudo sem perder o profissionalismo. Ficar o dia inteiro sentado em uma cadeira já não satisfaz este tipo de profissional.
Pensando nisso, é ideal que as empresas que pretendem ter uma leva eficiente de funcionários, com boas ideias e que saiba se comunicar com seu público – se preparem. Esta nova forma de espaço deve condizer com a necessidade de locomoção desses colaboradores, pois com a tecnologia que eles possuem, não é mais necessário ter um local fixo de trabalho.
Coletividade
Grande parte desses desenvolvedores consegue realizar suas tarefas de qualquer espaço dentro do ambiente da empresa, e um mobiliário inovador compreende um espaço que seja capaz de criar esse tipo de mobilidade, assim, os funcionários conseguem circular, ter reuniões e aumentar a sinergia entre os colegas.
Estes tipos de escritórios dinâmicos reequilibram o espaço, valorizando o trabalho colaborativo. Essa mudança é necessária, pois é este tipo de pensamento que aumenta as chances de sucesso corporativo na atualidade. Funcionários que têm espaços para serem criativos e seguros são mais produtivos.
Projeto de Mobiliário
Antes de dar início a um projeto de mudança desta magnitude em sua empresa, é necessário analisar alguns pontos para decidir quais as melhores medidas a serem tomadas.
- Perceba qual o fluxo de trabalho, ou seja, se os colaboradores sentem a necessidade de um ambiente que promova a interação;
- Converse com a equipe para captar propostas de reorganização, são eles que circulam a todo o momento pelo ambiente, portanto, sabem quais os pontos fortes e fracos do projeto atual;
- Tenha em mente que é necessário investir em uma boa estrutura tecnológica, assim, os funcionários não saem perdendo por não aproveitarem 100% do espaço. Por exemplo, de nada adianta as estações de trabalho serem coletivas se há um computador desktop que serve apenas para um funcionário.
- Pense no novo mobiliário sem atribuir nenhum local a ninguém específico. O funcionário se posiciona no local que lhe for mais confortável e produtivo.
- Projetos com Estações de Trabalho do tipo Plataforma são a melhor opção, devido à facilidade de remanejamento do layout, caso seja necessário. Além de serem totalmente preparadas para que os cabeamentos sejam embutidos, permitindo fácil acesso de uso.
- Permitem também a facilidade de comunicação e interação entre as equipes.
Outros ambientes
É interessante também pensar em ambientes com propostas diferentes. Um exemplo disso são as salas de reunião formal e informal: a primeira primariamente para reuniões da diretoria e com clientes, e a segunda para reunir a equipe e manter o clima mais descontraído.
Há também a possibilidade da implantação de “quiet spaces”, ou seja, salinhas isoladas sem telefone ou interferência externa. Elas podem ser bem úteis para funcionários que estão concentrados no desenvolvimento de um projeto e preferem focar totalmente em sua conclusão.
A RS Design possui os melhores designers de ambientes para auxiliá-lo no projeto sem posições fixas. Solicite uma visita! Nosso atendimento tem o princípio de “entender para atender”, assim chegaremos ao melhor projeto de mobiliário para o seu caso.