Um ambiente de trabalho bem estruturado, agradável, confortável e com móveis adequados, além de transmitir uma boa imagem da empresa, aumenta a produtividade da equipe.
Está comprovado por meio de estudos de neuroarquitetura (neurociência aplicada à arquitetura) que as características do espaço físico têm impacto direto no comportamento, influenciando a saúde física e mental e das pessoas que trabalham no local.
É muito importante que o mobiliário corporativo seja indicado por uma empresa especializada, com o fornecimento adequado conforme o tipo de atividade das pessoas.
Para iniciar o projeto de mobiliário corporativo, algumas questões são muito importantes e devem ser analisadas. Veja quais são elas!
É preciso fornecer muita informação para o início do projeto do mobiliário corporativo
Quem vai elaborar o projeto do mobiliário corporativo entende do processo, mas não conhece a sua empresa. Por isso, é importante fornecer o maior número de informações possíveis. Só assim poderá ser elaborado um projeto que tenha tudo o que a sua equipe precisa no dia a dia.
É necessário deixar claro quais são os objetivos, as expectativas, o motivo pelo qual está sendo necessário um novo projeto do mobiliário corporativo, o que pode e precisa ser melhorado, entre outros pontos.
O primeiro passo é uma boa conversa, seguida de uma visita do responsável pelo projeto do mobiliário corporativo ao local em questão. Assim, deverá ser considerado não apenas o espaço físico, mas também as necessidades das pessoas que trabalharão no local. Começando a formar um conceito de qual é a “cara da firma” para a realização de um projeto bem personalizado e assertivo.
Algumas questões são fundamentais para ajudar na elaboração de um projeto de mobiliário corporativo bem personalizado:
- Qual é o momento da empresa?
Tão importante quanto avaliar o tamanho da empresa e o espaço disponível para o projeto, é entender o momento atual do negócio e a perspectiva de crescimento.
- Qual é a forma como as pessoas trabalham?
Entender a cultura e o propósito da empresa, também é entender das pessoas que ali trabalham.
Os espaços podem ser criados estrategicamente, justamente para estimular o que é necessário em cada equipe, em cada tipo de atividade.
- O que motiva as pessoas?
- Como são gerenciadas as equipes?
- Qual o tipo de negócio da empresa?
- Como a empresa atrai talentos?
Você percebe que as perguntas vão muito além de “qual o número de pessoas para se calcular o número de postos de trabalho”?
Qual o propósito do mobiliário?
É fundamental identificar como o mobiliário poderá ajudar no trabalho das pessoas.
Se a necessidade for uma atividade mais concentrada, existe um mobiliário específico para isso, como as cabines acústicas, por exemplo.
Já se a atividade for colaborativa, pufes e poltronas são indicados.
Ou seja, o mobiliário precisa acompanhar o ritmo de trabalho das pessoas, participando da forma de trabalhar delas.
Conversa sobre as soluções
Com os objetivos definidos, conhecimentos sobre a sua empresa e seus profissionais, além da medição do espaço, é hora de apresentar a melhor solução para o seu caso em específico.
É o momento de falar de ideias, do pode ser feito para melhorar as atividades dos pessoas. Apresentar o tipo de mobiliário mais adequado para cada situação e o porquê. Ou seja, tudo precisa fazer um sentido e ter um propósito muito definido para o seu negócio e principalmente para as pessoas que ali trabalham.
Neste momento são apresentadas plantas, projetos em 3D e são realizadas reuniões para ajustes, trocas de ideias e melhorias em todo o projeto de mobiliário.
Também é nessa etapa que os detalhes serão decididos. Por exemplo, número de prateleiras de armários, quantidade de gavetas das mesas, entre outros. Também será discutida a cor do material, alternativas de modelos, necessidade de móveis multifuncionais, quantidade de cadeiras, entre outros.
Orçamento
Depois de todos os detalhes acordados chega o momento do investimento que será feito para melhorar os ambientes da sua empresa. Melhorias que irão impactar positivamente no desempenho das suas equipes e no resultado do negócio.
Caso não possa investir em toda empresa de uma vez, uma dica é fazer o projeto do mobiliário por etapas e ir alterando os espaços, com um conceito estratégico baseado nas atividades das pessoas. Quando você finalizar, terá toda a sua empresa atualizada e preparada para estimular seus profissionais.
Montagem e Pós-ocupação
É importante contar com empresas bem organizadas no processo de montagem, que cuidem do seu patrimônio e que continuem um relacionamento e acompanhamento de pós-ocupação. Verificando se tudo o que foi planejado no projeto de mobiliário está fluindo bem. Se é necessário algum ajuste. Alguma alteração de espaço ou mudança de mobiliário. Isso pode acontecer e é muito importante, pois a empresa é um organismo vivo e as mudanças podem acontecer a todo o momento. Este acompanhamento é fundamental!
Se você está neste momento de pensar em um projeto de mobiliário corporativo para a sua empresa e precisa de ideias, conversa com a nossa equipe! Vamos procurar entender o seu momento para indicar o projeto de mobiliário que vai funcionar para o seu negócio. Fale com a gente!