Comece entendendo que o conceito de trabalho está mudando e que as pessoas que trabalham hoje, principalmente das novas gerações, querem preferencialmente bem-estar físico e emocional.
Por influenciar fatores de extrema importância como produtividade, motivação, espírito de liderança e trabalho em equipe, o clima organizacional de uma empresa tem se tornado, cada vez mais, uma questão de foco para gestores que já perceberam a importância do ambiente de trabalho para os seus colaboradores.
Existem alguns fatores que podem auxiliar no clima organizacional de empresas e devem estar no foco de profissionais de RH, líderes e gestores que buscam o sucesso de suas empresas:
1. Capacitação para líderes
A liderança é uma das habilidades mais almejadas pelos recrutadores atualmente. Liderar se trata de conduzir e gerir pessoas, profissionais e equipes, com o intuito de alcançar os resultados almejados pela empresa.
Muitos pensam que este é um talento nato, mas para os profissionais que não demonstram esta capacidade e buscam por aperfeiçoamento, é possível um treinamento que desperte esta aptidão. Existem diversos tipos de treinamentos para líderes em ambientes corporativos, os quais são acompanhados de inúmeros benefícios, tais como:
- Redução da rotatividade de colaboradores (turnover);
- Retenção e desenvolvimento de colaboradores, talentos e líderes;
- Estímulo de uma cultura focada em resultados, feedbacks e desenvolvimento;
- Aumento do índice de satisfação no trabalho;
- Redução de estresse e conflitos;
- Implantação de uma cultura de alta performance;
- Melhor gestão do tempo;
2. Projetos corporativos
Projetos corporativos que dão ênfase a aspectos importantes como ergonomia, conforto, humanização e qualidade de vida ajudam a garantir o bem-estar dos funcionários, impactando diretamente nos resultados do trabalho.
Essa percepção por parte das empresas de que o bem-estar dos colaboradores está associado a ganhos em produtividade e resultados tem provocado transformações nos ambientes de trabalho, tendo como objetivo promover espaços mais acolhedores e estimulantes, proporcionando maior interação entre as equipes.
Como proporcionar conforto em escritórios?
Pense como as pessoas que trabalham no local. Imagine-se realizando o seu trabalho sem barreiras, sem obstáculos visuais e com liberdade de movimentos.
Este já é um ótimo começo para iniciar o desenvolvimento de um projeto corporativo contemporâneo. Contrate uma empresa especializada para analisar sua empresa e seu negócio a partir da visão de quem trabalha.
É claro que a ergonomia do mobiliário merecerá muita atenção nos projetos corporativos, sobretudo em peças que são utilizadas constantemente, como mesas e cadeiras, por exemplo. O mobiliário deve ser escolhido por ser de fácil manuseio e previna danos à saúde dos colaboradores. Mas não se trata apenas de ergonomia e sim de conforto emocional. Isso é mais subjetivo e pode ser o ponto principal de um projeto inteiro ou de algumas áreas, de acordo com o tipo de negócio da empresa.
O projeto pode se valer de estações de trabalho do tipo plataforma para espaços de trabalho mais colaborativo e pequenas salas de reuniões com divisórias de vidro para trabalho mais focado.
Cadeiras que se adaptem ao corpo dos usuários, com diversos sistemas de ajustes, e que ofereçam liberdade de movimento, não podem faltar;
A criação de ambientes informais, como living offices é outra tendência que tem se consolidado em espaços corporativos. Esses locais estimulam conforto psicológico e são uma ótima opção para retenção de talentos.
Líderes capacitados que promovam o engajamento da equipe e a retenção de talentos em conjunto com um projeto corporativo bem elaborado são aspectos fundamentais para criar um clima organizacional gerador de bons resultados. A RS Design oferece consultoria especializada em projetos corporativos, bem como uma grande variedade de móveis para escritório, atendendo diversos tipos de empresas. Fale conosco!