O barulho pode ser um problema em vários ambientes de trabalho, dentre eles, nos escritórios. Como muitas das atividades realizadas exigem atenção e foco, qualquer “arrastar de cadeira” pode prejudicar a produtividade. Estudos revelam que nós levamos cerca de 20 min. para retomar o foco de atenção após uma distração.
Por isso, dentre os desafios de quem projeta um ambiente corporativo está a necessidade de garantir o conforto acústico. Vamos falar de algumas soluções acústicas que podem ser implementadas no escritório, sem a necessidade de grandes mudanças de layout ou obras.
Um ambiente preparado com conforto acústico proporciona melhoria na concentração, no humor e até na saúde das pessoas.
E quando a pessoa está se sentindo bem, produz melhor. A produtividade está totalmente ligada ao conforto. E falar de conforto nos escritórios, também é falar de conforto acústico!
Escritórios abertos x produtividade
Há uma tendência no ambiente corporativo, que já vem de algum tempo, de se optar por escritórios mais abertos, com espaços integrados. Projetos assim favorecem a interação entre as equipes e a transparência na empresa.
No entanto, ao mesmo tempo em que essa proximidade pode resultar em boas ideias e facilidade no fluxo de informações, também pode causar um problema: o ruído.
Pessoas reunidas resultam em muitas conversas, barulhos de sapato, arrastar de cadeiras e até mesmo portas abrindo e fechando.
E com o retorno das pessoas ao espaço físico do escritório, neste momento pós-pandemia, alguns modelos de trabalho estão sendo adotados, como o trabalho presencial, híbrido, flexível ou totalmente em home office.
Cada corporação está se adaptando a este novo momento, conforme o perfil e o tipo de atividade do seu time de colaboradores. Porém, em qualquer um destes modelos de trabalho, serão necessários locais preparados na empresa para promover o encontro destas pessoas em algum momento. Sejam encontros diários, semanais ou em frequências até mais aleatórias.
Os espaços físicos nos escritórios estão precisando de remanejamento e renovação, considerando essas novas formas de trabalho. As reuniões online, por exemplo, se tornaram parte da rotina. E se o profissional estiver no espaço físico do escritório, como se concentrar na reunião online e também não atrapalhar o colega ao lado?
A turma que está voltando do home office, muitas vezes, está mais acostumada com o silêncio para acelerar a produtividade e tem dificuldade de se adaptar em locais muito barulhentos.
Tudo isso deve ser pensado pelas empresas para preparar e melhorar os espaços que estão recebendo estes profissionais, sejam para atividades em grupo ou para atividades individuais mais focadas.
É extremamente estressante tentar se concentrar em algo e as distrações não permitirem. Isso pode causar problemas de saúde física, emocionais e até mentais.
Por isso, sugerimos que os produtos acústicos sejam os primeiros da lista na preparação de espaços para o bem-estar, principalmente pensando na concentração das pessoas.
Como o conforto acústico favorece a produtividade da equipe?
Quando a empresa se preocupa em oferecer um ambiente adequado, com pouco barulho e que seja mais confortável para os colaboradores, ela garante alguns benefícios que ajudam a melhorar a produtividade. Dentre eles, por exemplo:
- os profissionais terão mais facilidade de concentração e isso traz satisfação;
- diminuição do estresse no ambiente de trabalho;
- melhoria do humor;
- sensação de mais privacidade;
- o fluxo de trabalho flui com mais facilidade;
- aumento do potencial criativo;
- tende a haver uma melhoria da qualidade das tarefas o que, consequentemente, melhora os resultados e motiva a equipe.
O que fazer para proporcionar mais conforto acústico no ambiente de trabalho?
Há inúmeras ações que podem ser realizadas, para melhorar o conforto acústico. E elas podem ser adotadas não apenas nas áreas administrativas, mas também em salas de reuniões, refeitório, áreas para compartilhamento de ideias, áreas de treinamento, enfim, praticamente todo o escritório.
Para isso, é preciso ter um projeto personalizado e feito com base no dia a dia da empresa. Vale ressaltar que é possível garantir um espaço com boa acústica e, ao mesmo tempo, moderno e bonito. É possível usar, por exemplo:
- baffles;
- grids;
- nuvens;
- painéis;
- divisores para mesas e para ambientes;
- biombos;
- luminárias especiais;
- cabines acústicas;
A RS Design fornece todos estes produtos e ajuda você a planejar a melhor forma de colocá-los na sua empresa. Além do design moderno e ampla cartela de cores, os produtos acústicos da RS Design não propagam chamas e integram o ciclo de sustentabilidade, pois são produzidos em material de PET reciclado.
Apresentam absorção acústica com NRC entre 0,30 e 0,85, dependendo do produto e da forma de instalação. Ou seja, os materiais podem absorver de 30% a 85% dos sons que baterem neles.
As cabines acústicas se mostram como verdadeiras “ilhas de concentração” dentro do escritório e podem ser uma boa alternativa para quem tem pouco espaço. Elas podem ser usadas para uma reunião rápida, para realizar um telefonema mais privativo ou até para se tornar uma estação de trabalho individual e temporária. Nesse caso, pode ser usada nas horas em que a pessoa precisa se concentrar mais.
Será que as cabines acústicas seriam a melhor solução para a sua empresa? Saiba mais aqui!
E se precisar de ajuda para escolher os produtos certos para a sua empresa, fale com a equipe da RS Design. Será analisada uma solução bem personalizada para o seu escritório.