Recepção planejada. Crédito: RS Design
Você se lembra da última vez em que teve de aguardar em alguma sala de espera para ser atendido? O que você fez ao aguardar? Provavelmente mexeu no celular, folheou alguma revista e observou o ambiente, prestando atenção em cada detalhe e avaliando, ainda que inconscientemente, a impressão transmitida pelo “conjunto da obra”. Pois saiba que você não é o único a fazer isso, a maior parte das pessoas que visitam uma empresa observam tudo.
Que impressão transmite um espaço bem projetado, com decoração apropriada, mobiliário moderno e funcional, espaços para circulação adequados e tudo isso muito bem cuidado?
Esta impressão se chama credibilidade!
As pessoas passam a ter uma “imagem” pré-formada daquela empresa, dona do ambiente de espera. Tudo comunica, seja uma boa iluminação, os prêmios expostos, espaços para plantas, bancada para um café e uns biscoitos, balcão de recepção bem planejado, limpeza e organização, tudo transmite o cuidado para receber as pessoas.
Estas pessoas podem ser clientes, visitantes, fornecedores, enfim um público formador de opinião sobre a empresa.
E a sua empresa, como cuida da própria credibilidade?
Neste post, vamos dar umas dicas para você preparar a sua sala de espera, e passar os valores da sua empresa em cada detalhe.
Não existe um modelo ideal de sala de espera
Existe a sala de espera ou recepção ideal para o seu negócio!
Para chegar lá no final, onde tudo estará bonito e bem organizado para receber as pessoas, deve-se começar com um projeto de mobiliário corporativo muito bem pensado.
Muitos pontos devem ser analisados, como a planta e o espaço disponível, quantas pessoas trabalharão no local, qual o tipo de atendimento, as pessoas esperam muito ou pouco tempo, como será a circulação, como será a iluminação, entre outros.
Conforto físico, visual e psicológico estarão presentes em um projeto bem elaborado.
A sua marca deve ter um bom destaque na sua recepção, no entanto, não é necessário pintar as paredes com as cores do seu logotipo. O que funciona e fica bonito é transmitir uma identidade visual e mais, o conceito da sua marca. Se for uma empresa cuja criatividade é preponderante, a marca pode estar até no teto, mas de uma forma bacana.
Se for uma empresa em um mercado mais formal, paredes com paineis de madeira e seu logo em letras caixa fica bem apropriado.
Demonstre profissionalismo
Uma empresa confiável demonstra profissionalismo em tudo o que faz e a recepção precisa seguir esta linha.
Novamente a importância do projeto, que irá estudar quais os melhores materiais, cores e formas para a sua recepção.
Escritório de Multinacional. Crédito: RS Design
Mobiliário bonito e funcional
As cadeiras e as poltronas da recepção precisam ser mais do que bonitas, precisam ser confortáveis. Além disso, é importante pensar na ergonomia para os profissionais que trabalharão no local. Cadeiras para escritório com diversos sistemas de ajustes e conforto são imprescindíveis para os funcionários.
Para os visitantes, a composição do ambiente com sofás, poltronas, pufes deve considerar muito o tempo de espera das pessoas no local. Quanto maior for a espera, maior deve ser o conforto das peças.
Nem só de cadeiras é composta uma sala de espera, sendo preciso investir em outros móveis para criar um ambiente verdadeiramente interessante. Mesas de canto e de centro são alguns dos exemplos, servindo tanto para decorar como para auxiliar na disposição de revistas, dentre outros.
Ainda no que diz respeito aos móveis, vale lembrar que o correto é escolher peças que combinem com o conceito da empresa e com o restante da decoração. Se a sua empresa é uma startup, por exemplo, invista em móveis coloridos, que deixem claro para quem visita o local que ali encontra-se uma empresa jovem e moderna; se, por outro lado, sua empresa é mais tradicional, como um escritório de advocacia, por exemplo, dê preferência a móveis mais imponentes e elegantes, que ajudem a transmitir a sensação de formalidade.
A importância da iluminação
Na hora de decidir como será a iluminação do local prefira luzes amareladas, que ajudem a deixar o ambiente mais tranquilo e aconchegante, lembrando uma sala de estar. Luzes brancas costumam deixar o cérebro em um constante estado de atenção, fazendo com que a pessoa tenha maior propensão a se irritar e/ou ficar ansiosa.
Agora, se você puder utilizar o recurso da luz natural, aproveite. Trabalhe a iluminação de forma interessante, deixando uma claraboia ou um jardim com a luz de fora. Isso sempre deixa o ambiente agradável, além de transmitir calma para as pessoas.
Como decorar?
Novamente vale a importância do projeto como um todo.
Os objetos escolhidos para decoração dependerão da mensagem que você deseja transmitir ao seu público.
Quadros modernos ou fotografias em preto e branco? Objetos de arte ou símbolos que remetam ao seu negócio? Tapetes aconchegantes ou almofadas? Vasos com plantas ou uma parede inteira com jardim vertical?
Pense no tipo de pessoas que estará no local, do que elas gostam, o que elas apreciam. Você vai acertar, com certeza!
Carinho, isso mesmo!
Demonstrar atenção, cuidado e respeito para com o visitante nada mais é do que demonstrar carinho.
Então é sempre bom:
» Uma TV com programação apropriada
» Revistas de acordo com o perfil do público
» Bancada para água, café e até uns biscoitos
» Acesso fácil ao banheiro
» Música ambiente: melhor não. Há estudos que indicam que a música ambiente, mesmo quando suave, tende a irritar as pessoas que começam a contabilizar o tempo de cada canção.
» Aroma agradável: coloque um cheirinho gostoso na sua recepção. Isso agrada muito!
E lembre-se, estamos aqui para realizar o seu projeto de mobiliário corporativo em toda a empresa, desde a recepção até as áreas administrativas e salas executivas.
Conte conosco, sabemos o que estamos falando, pois são mais de 25 anos projetando espaços para melhorar a vida das pessoas e levar resultados positivos para o negócio. Afinal, investir na própria empresa, na própria imagem é investir no seu negócio!