Pensar na equipe para construir o ambiente de trabalho é pensar no sucesso da empresa como um todo. Saiba como tornar esse espaço muito mais agradável e propenso à produtividade e inovação para o negócio.
Uma equipe é indiscutivelmente muito mais produtiva quando se sente bem no ambiente de trabalho. A relação direta entre eficiência e bem-estar dos funcionários tem chamado atenção no ambiente corporativo. Gestores de escritórios de renome buscam, cada vez mais, proporcionar um ambiente agradável aos colaboradores, pois entendem o quanto isso traz de retorno positivo.
Um projeto corporativo bem elaborado pode ser uma ferramenta muito importante para promover o engajamento natural das pessoas, gerando um sentimento de “pertencimento”, no qual as pessoas sentem-se realmente fazendo parte do negócio.
Fazer com que o colaborador se sinta confortável ao realizar suas funções o torna muito mais produtivo e a sensação de que a empresa se preocupa com seu bem-estar faz despertar um sentimento maior de parceria e desejo de crescimento mútuo.
A elaboração de um projeto corporativo deve refletir os princípios fundamentais de cada empresa, mas para além de uma decoração bonita e moderna, a arquitetura corporativa também deve se preocupar com quem irá ocupar e usufruir do espaço: os colaboradores. É muito importante que suas demandas e particularidades sejam levadas em conta para assim ser possível proporcionar um ambiente funcional, estimulante e produtivo.
Ergonomia e mobiliário flexível
Um ponto crucial do desenvolvimento do projeto corporativo deve ser a preocupação com o conforto dos colaboradores ao longo da jornada diária de trabalho a fim de garantir segurança e saúde, bem como uma sensação de bem-estar. Tendo em vista que grande parte da carga horária é cumprida sentada, vale a pena investir em boas mesas e cadeiras ergonômicas, por exemplo, com a maior possibilidade de ajustes possíveis, permitindo adaptação aos diferentes biótipos de pessoas.
O mobiliário precisa se adaptar à pessoa, e não o contrário! Além disso, a flexibilidade de móveis que podem ser configurados em outro layout ou movimentados para outro local é muito bem-vinda. Isso promove o dinamismo no escritório aumentando a interação das pessoas.
Espaços abertos e espaços mais privativos
Ter uma equipe que se comunica é sinônimo de sintonia e melhor desempenho. A arquitetura corporativa funciona como uma ferramenta importantíssima para interligar os funcionários de forma física, criando espaços que permitam interação e facilitem a participação de todos.
Atualmente não é mais comum que cada funcionário fique fechado em uma pequena sala ou estação de trabalho, mas sim que esses ambientes sejam amplos, com menos paredes e mais comunicação. Um ambiente mais aberto e fluido possibilita maior contato entre aqueles que o ocupam, estimulando interação tanto para melhor convivência quanto para engajar projetos e resolver problemas, facilitando a dinâmica local.
Caso sejam necessárias áreas mais privativas, uma boa solução é a divisória de vidro que permite que a sala fique fechada, com melhor conforto acústico, mantendo a amplitude visual do local.
Além disso, pequenas ilhas de concentração podem ser projetadas para o espaço, nas quais o próprio mobiliário pode ser o protagonista para uma atividade mais privativa, como exemplo, temos o sofá acústico.
Conforto ambiental
A construção do projeto corporativo deve buscar por elementos que unem harmonia e funcionalidade, proporcionando um ambiente agradável como um todo. Elementos indesejáveis como ruídos ou iluminação e temperatura inadequados podem interferir drasticamente na concentração e, portanto, nos resultados entregues à empresa pelos colaboradores.
Seja interno ou externo, a presença de barulho atrapalha muito o desenvolvimento de ideias. Além de dispersar a concentração, ruídos constantes também podem ser desencadeadores de grande estresse, diminuindo significativamente a produtividade.
Ambientes muito quentes ou muito frios tiram o foco do trabalho e o direcionam para o notável incômodo, assim como aqueles com iluminação inadequada. Uma quantidade excessiva de luz induz à fadiga visual, enquanto iluminação insuficiente pode promover cansaço e até mesmo dificuldades visuais momentâneas.
Adoção de grandes janelas que fazem bom proveito da luz natural, instalação de cortinas e sistemas de condicionamento de ar e investimentos em condicionamento acústico são medidas relativamente simples, mas que irão causar grande impacto. Promover conforto sonoro, térmico e luminoso contribui para uma atmosfera agradável, na qual o funcionário se aconchega na dose certa e, não tendo problemas estruturais externos, consegue se dedicar com grande intensidade.
Áreas de descompressão
A criação de áreas descontraídas e informais no ambiente de trabalho é uma tendência muito benéfica e que vem se consolidando nos últimos anos. Grandes empresas como Google ou Facebook apostam há tempos nesses espaços e em uma arquitetura mais humanizada.
Essas áreas podem contar com lugares para descanso, lazer ou interação entre os colaboradores. Seu desenvolvimento baseia-se no fato de que não apenas o conforto físico basta aos funcionários, mas também é necessário proporcionar o conforto psicológico. Pessoas descansadas e relaxadas conseguem se concentrar e produzir mais, gerando benefícios para ambas às partes.
Esses espaços selam uma relação de confiança entre a empresa e seus colaboradores, que têm liberdade de descansar e se divertir quando cumprem com suas obrigações. Também vale destacar que a interação entre os colaboradores fica mais propensa, gerando troca de ideias constante e um vínculo importante dentro da equipe.
Estabelecer um projeto que considere amplamente o bem-estar dos funcionários também é estabelecer um caminho ao sucesso. A RS Design é uma excelente parceira para elaborar um projeto personalizado que envolva todas as demandas da sua empresa, com acompanhamento técnico necessário e planejamento sob medida para seu escritório. Agende um bate-papo com a gente!