Quem pretende começar o ano novo com a empresa renovada precisa ficar atento às tendências de design de escritórios para 2020.
A grande tendência é que o ambiente físico seja estrategicamente elaborado para estimular as pessoas e seus potenciais, conforme cada tipo de atividade, cada tipo de negócio.
Pense assim, o que você precisa conseguir no seu negócio e como direcionar, alinhar e estimular a sua equipe para isso? Além de todo um trabalho de transparência na liderança, comprometimento com seu negócio e proximidade com o seu time, a transformação dos ambientes físicos de trabalho pode favorecer bastante seus objetivos.
Separamos para você algumas tendências que estão dentro deste conceito de ambientes que estimulam.
Conheça um pouco do que o mundo moderno pede nos escritórios e veja as novidades do setor para 2020.
Design de escritórios para 2020 tem conectividade em todo canto
Móveis preparados para ajudar o usuário a ficar conectado. Essa é uma das tendências dedesign de escritórios para 2020, seja para empresa ou home office. Cadeiras, mesas, sofás, etc. devem ter passagem interna de cabeamento que permita carregamento de eletrônicos. Isso permite a flexibilidade de uso dos espaços, pois uma vez com o notebook e celular em mãos, o colaborador pode trabalhar em qualquer local na empresa.
Uso de cores como forma de estímulo
As cores também são tendência para empresas que querem oferecer um ambiente dinâmico e convidativo. Móveis coloridos, que passem uma boa imagem devem fazer parte de qualquer projeto de escritório moderno.
Podem-se usar as cores de diversas formas, uma delas é manter o mobiliário mais administrativo como estações de trabalho, mesas executivas e cadeiras ergonômicas em tons neutros e trabalhar o uso das cores no mobiliário colaborativo, como pufes, sofás, poltronas, bancos, entre outros.
Ou pode-se já compor as cores nas próprias mesas executivas, mesclando e compondo as cores em todo o escritório.
As cores também podem ser utilizadas nos materiais acústicos, como painéis de teto ou de parede. Também podem ser utilizadas em tapetes, carpetes, luminárias, enfim, o importante é trabalhar um conjunto de cores harmoniosas para o projeto como um todo, considerando a imagem e cultura da empresa (bem como a sua identidade visual) e os estímulos a serem trabalhados em cada ambiente.
Espaços para atividade focada
A tendência dos espaços abertos, com o fim das divisórias para maior interatividade da equipe, também cria a necessidade do projeto contemplar algumas áreas para atividade mais focada. Afinal, vez ou outra é possível que o colaborador precise ficar concentrado, livre de muito barulho, para poder desenvolver o seu trabalho. Ou até para uma reunião rápida com pouca gente.
Por isso, existem muitos escritórios apostando na instalação de áreas para trabalho focado, como a “cabine acústica”, por exemplo. Ao mesmo tempo em que o colaborador continua na área de trabalho, possui mais conforto auditivo e uma limitação visual que colaboram para atividades de concentração, telefonemas, desenvolvimento de planilhas, videoconferências, reuniões mais informais, etc.
Móveis multifuncionais
Outra tendência, que já foi adotada por várias empresas, é a presença de móveis que podem se transformar em outras coisas. Estantes que viram mesas, mesas que se transformam em bancos e assim por diante. A ideia é deixar o ambiente ainda mais flexível e pronto para receber mais uma ou duas pessoas, caso seja necessário.
Há até mesas de trabalhos com rodinhas, que podem se transformar em mesas para refeição ou para reunião. Flexibilidade é tendência na decoração de escritórios para 2020.
Na RS Design você encontra o completas linhas de mobiliário corporativo, incluindo móveis colaborativos para estimular sua equipe. Solicite uma vista com um de nossos especialistas!