Sabe quando você entra em um espaço e não tem mais vontade de sair? Isso acontece quando o local é totalmente preparado e pensado no bem-estar de quem o utiliza.
Nós, humanos, somos seres da natureza, mesmo que estejamos muito acostumados com a selva de pedra e nos esqueçamos disso de vez em quando, então tudo o que nos conecta com o mundo natural nos faz muito bem.
Levando isso em consideração, os “escritórios vivos” estão ganhando espaço e são baseados na chamada Biofilia. Esse termo é relativamente novo e foi usado, pela primeira vez, por Erich Fromm, em 1964.
Biofilia significa amor pelo que é vivo e, nesse meio, se encontram as plantas e animais.
Assim, é chamado de escritório vivo aquele com conceito de projeto baseado em design biofílico, ou seja, que foi concebido, desde o princípio para proporcionar aos colaboradores uma experiência imersiva com a natureza, com reflexos altamente positivos para a saúde física e mental.
Conheça os escritórios vivos e veja como é possível adotar este conceito na sua empresa.
O que são os escritórios vivos?
Em 2019 fiz uma imersão no “The Spheres” da Amazon, em Seattle, EUA, o mais incrível escritório biofílico do mundo, e vou contar um pouco do que aprendi na prática por lá.
Como mencionei acima, um escritório vivo ou com design biofílico deverá ser pensado no início do projeto corporativo e deve ser implementado desde a sua concepção. Não basta, apenas, inserir alguns materiais inspirados na natureza na hora de concluir a entrega do espaço acreditando que isso transformará o ambiente. É preciso abraçar a ideia de que um escritório construído com base em aspectos do mundo natural contribuirá grandiosamente para a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
A incorporação da natureza no design biofílico está muito ligada à inserção de plantas, mas vai além delas, incluindo diversos elementos possíveis, que remetam ao mundo natural, como:
- Pedras
- Formas orgânicas
- Madeira
- Aromas
- Texturas
- Água
- Luz natural
- Sons da natureza
Mas não é só isso. Alguns escritórios adotam a presença de pets no local de trabalho. Em muitos casos, a instituição adota um animal de estimação, que circula livremente entre os colaboradores. Em outros escritórios, existe a permissão para que o próprio colaborador leve o seu pet. O animal de estimação deixa a equipe mais alegre e é inspirador para a maioria das pessoas. É claro, tudo precisa ser pensado conforme a realidade e dinâmica da empresa, mas ter um bichinho por perto pode ser um bom alinhamento com o mundo natural.
Características de ambiente com Design Biofílico
Um escritório projetado para impactar as pessoas, por meio de diversos estímulos naturais, apresenta algumas características que o diferencia:
- Integração dos ambientes.
- Habitat onde os elementos da natureza estão interconectados.
- Promoção de ligações emocionais. Apego ao ambiente.
- Ambiente que estimula as pessoas.
- Interação e relacionamento positivo entre o ser humano e a natureza.
Quais as vantagens de optar pelo Design Biofílico?
Estas características citadas acima fazem com que as pessoas desenvolvam um sentimento de pertencimento ao local. Elas se tornam parte do ecossistema e partilham a vida com as plantas e outros movimentos dentro do escritório. Isso é fonte de engajamento e motivação para atuar pela empresa de forma altamente positiva.
Assim, de forma natural, o ambiente vai impactar no comportamento das pessoas, melhorando:
- A produtividade;
- A satisfação profissional;
- A concentração;
- A criatividade e observação, estimulando a curiosidade.
- O humor;
- A saúde física e mental, diminuindo fortemente o estresse;
O que NÃO é Design Biofílico
Design Biofílico NÃO é simplesmente colocar uma plantinha aqui e outra ali no escritório. É claro que uma planta sempre vai ajudar, mas não se pode falar que isso é design biofílico.
Também não será considerado se for uma experiência ocasional, transitória ou isolada com a natureza, que cause efeitos superficiais nas pessoas. Ex.: Vaso de planta isolado, imagem fora do contexto, material natural em minoria diante de outras características espaciais dominantes.
Dicas para ter um escritório de bem-estar
Como mencionei acima, o conceito de design biofílico abrange o projeto corporativo como um todo, desde sua concepção. Isso é uma concepção ideal, como foi feito no escritório The Spheres da Amazon, e acredito que seja importante entendermos estes conceitos para utilizá-los e adaptá-los à nossa realidade.
É claro que uma empresa poderá utilizar alguns elementos naturais, que sempre irão ajudar na composição de bem-estar, e tudo pode ser muito válido, dependendo do propósito e da forma como for elaborado. Só não podemos dizer que colocar um vaso de plantas aqui e ali, é design biofílico.
Com isso em mente, vou dar algumas dicas, do que acredito que qualquer empresa poderá fazer para dar um “up” na parte física do escritório, principalmente neste momento em que muitas equipes estão voltando presencialmente e precisando de ambientes estimulantes para o trabalho.
Aposte em elementos naturais
Como o próprio nome sugere, ter um escritório vivo significa levar vida para dentro do ambiente de trabalho. Para isso, nada melhor do que focar em elementos da natureza. Além de vasos, jardim vertical, coloque árvores! Aqui, no nosso show-room, temos uma jabuticabeira para alegrar nossos dias.
Outra dica é uma fonte de água, por exemplo, que pode oferecer um som agradável e tranquilizante. Já sobre a ventilação e iluminação, opte, sempre que possível, pelas naturais.
Fique atento aos cheiros
Algumas plantas têm um aroma muito agradável e podem fazer parte dessa adaptação. Por exemplo, se você tiver uma área externa grande, pode optar por um pé de jasmim perto do local no qual os colaboradores passam. A planta é muito cheirosa e pode deixar o dia de todos mais agradável.
Já no refeitório ou na cozinha do escritório, ter alguns temperos plantados pode ser a melhor opção. Afinal, mesmo que os colaboradores não almocem lá, só de sentir o aroma certamente se sentirão melhor.
Cores e texturas em tons naturais
Ao escolher o tecido de um mobiliário, opte por revestimentos e tons naturais, sempre que possível. E também cores que remetam à natureza.
Outra dica, muitos elementos de artesanato estão inseridos atualmente na decoração residencial e que podem ser direcionados para o corporativo com equilíbrio. O estímulo dos sentidos humanos é bem-vindo para transferir bem-estar por meio do mobiliário ou outras peças da decoração.
………………………….
Gostou das dicas? Em meio a tudo isso, não se esqueça de ficar atento aos espaços baseados em atividades.
E se precisar conversar sobre o momento do seu escritório e quais mudanças são as mais importantes, fale com a gente. Será um prazer entender para ajudar.
* Lisandra Mascotto, da RS Design, é especialista em mobiliário corporativo, tem mais de 25 anos de experiência no segmento e atua com conceitos que estimulam conexões entre as pessoas, por meio do mobiliário, colaborando em projetos corporativos humanizados e funcionais.