Como a maioria das pessoas passa muito mais tempo no trabalho do que em casa, é fundamental que ela possua um bom relacionamento com todos seus colegas de profissão. A convivência é facilitada, o ambiente fica leve, descontraído e o trabalho flui mais facilmente. E isso não depende, exclusivamente, de grandes ações. Atitudes pequenas e corriqueiras, como cumprimentar à todos, se mostrar disposto e solícito, para atender pedidos e trabalhar com bom humor podem transformar o ambiente, positivamente, tornando seu dia a dia muito mais produtivo.
Como primeira atitude para “desmoronar” as pressões de um dia de trabalho, nada mais simples e cordial do que um cumprimento e um convincente “bom dia”. Pode parecer trivial, mas, cumprimentar colegas é um sinal de respeito, que mostra o reconhecimento que você tem, por eles, e que mantém o caminho aberto para o contato.
Trabalhar com bom humor, também. O entusiasmo e a vontade de estar ali trazem leveza para qualquer ambiente de trabalho. Pessoas que aparentam disposição e bom humor trazem sensação de otimismo ao local, mostrando que esta pessoa está aberta ao contato. Muitas vezes, o stress e as preocupações fazem com que as pessoas se esqueçam de sorrir mais, acabando, elas mesmas, por “contaminarem” o ambiente, com sua cara fechada e de poucos amigos.
Iniciativa e prestatividade para com colegas de trabalho também são atitudes prezadas. Se você notar que algum companheiro está encontrando dificuldade de desenvolvimento do trabalho, não pense duas vezes. Ofereça sua ajuda. É importante e saudável estabelecer esse tipo de ambiente colaborativo, onde todos se ajudam e contribuem para a realização das tarefas, do melhor jeito possível. Do mesmo modo, saiba agir de forma madura e profissional, quando algo fora dos padrões acontecer. Se seu departamento enfrentar algum problema, enfrente-o de forma decidida e com maturidade, sem perder o controle. Baseie-se na realidade e foque suas atenções na resolução de tais problemas.
Por último, saiba dar e receber o feedback esperado. Eis um ponto crítico, tanto para quem recebe, quanto para quem dá o feedback. Contudo, é importante saber tratar disso com clareza e objetividade. Se você possui um funcionário que não rende o esperado ou que não está cumprindo com o acordado, saber passar orientações de forma assertiva e direta só vai contribuir para o crescimento dele. Do mesmo modo, se você for o “alvo” do feedback, aceite as críticas de braços abertos, ao invés de expulsá-las. Reconhecer que é preciso melhorar em alguns aspectos é importante na obtenção de laços baseados na confiança.