O fim de ano chegou e, com ele, a necessidade de fazer um balanço de tudo o que aconteceu em seu negócio. Esse tipo de atividade é importante em todos os anos. No entanto, em 2020 parece ser ainda mais essencial. Afinal, com a chegada da pandemia de coronavírus, tudo mudou.
Enquanto algumas instituições tiveram aumento no movimento, outras empresas tiveram quedas. Para saber exatamente como está a saúde financeira da sua empresa e para poder fazer as projeções para 2021, é preciso analisar.
Veja algumas dicas de como agir para fazer o balanço de final de ano.
Avalie as metas e os resultados obtidos em 2020
Provavelmente, o que foi planejado no ano anterior não aconteceu exatamente como o previsto em 2020. No entanto, realizar o balanço financeiro é essencial para compreender como a sua empresa está caminhando e identificar quais os percursos mais adequados para seguir.
Para isso, avalie toda a parte financeira da empresa e faça um compilado de todos os meses. Aproveite para identificar falhas, acertos e refletir como deverá seguir no próximo ano.
Balanço patrimonial
Analisar o caixa é importante, mas saber o que tem e como está o patrimônio da empresa é essencial. O mais indicado, inclusive, é que esse balanço patrimonial seja realizado pelo menos três vezes por ano. Afinal, por meio dele, será possível ter uma visão ampla da situação do maquinário e demais itens e até fazer projeções de gastos com reposição necessárias.
Identifique as tendências
Antes de sair fazendo planos para 2021, é preciso avaliar, não apenas a sua empresa, mas todo o mercado. Lembre-se de que a pandemia não acabou e, mesmo os mais otimistas, não acreditam que a vacinação de toda a população seja realizada no primeiro semestre.
Assim, é preciso ter muita cautela, tanto no estabelecimento de metas, quanto nos investimentos, dependendo do setor. Por isso, antes de planejar o próximo ano, avalie as projeções gerais e não se esqueça de considerar a sazonalidade.
Compare-se com os concorrentes
Ficar atento aos concorrentes é uma lei no mundo dos negócios e, no balanço do final de ano, isso também é válido. Veja como os concorrentes estão enfrentando a crise e inspire-se nos bons exemplos, para traçar as metas de 2021.
Ouça os seus clientes
Receber um feedback é importante para saber o que precisa melhorar e o que deve manter. Por isso, ouça os seus clientes. Veja o que eles falam nas redes sociais, avalie as reclamações do chat ou até faça uma pesquisa on-line, para que eles possam criticar e dar ideias.
Planejamento
Agora que você já tem uma visão real da sua empresa, do mercado e da visão dos clientes, é hora de traçar as metas. Seja ousado mas, ao mesmo tempo, realista. Em épocas de crise, é indicado evitar grandes gastos e só fazê-los quando estiver muito seguro do retorno.
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