Vivemos em sociedade e nada mais comum do que termos contato com outros seres humanos. Algo que nem sempre nos traz as melhores experiências, já que cada um possui suas histórias e seus problemas particulares. Claro, ninguém tem culpa de nada e, quando somos colocados em uma posição de válvula de escape… as coisas se tornam bem chatas. Infelizmente é algo que acontece com relativa frequência e sabemos muito bem como isso é algo que acaba nos incomodando.
Mas é assim a relação entre seres, entre altos e baixos e, sejamos francos, passamos mais tempo fora de nosso lar do que dentro. Acordamos cedo, pegamos trânsito ou superlotações nos transportes públicos e já chegamos daquele jeito no escritório. E isso não acontece apenas conosco, mas também com o amigo da mesa ao lado. Problemas todos nós temos, mas precisamos evitar outros para nossa vida não se tornar um caos constante, afinal de contas, nada pior do que trabalhar em um lugar com um clima pesado, onde já levantamos com o pensamento: será mais um dia horrível.
Um pensamento negativo que lhe deixará disposto a esperar tudo de pior, o que nem sempre é bom para o nosso próprio psicológico, portanto, o texto que segue traz dez dicas de como se dar bem com os colegas de trabalho, de escola ou até mesmo no seu círculo de amigos. Dicas que podem servir para você ou até mesmo para aquele seu amigo. Vamos conhecê-las?
Dica um: Interagir.
Uma boa conversa é muito importante para demonstrar interesse pelas pessoas que dividem nosso tempo, saber um pouco mais sobre sua vida é algo que nos aproxima e acaba derrubando algumas barreiras. Encontre pontos em comum, pergunte sobre seus gostos e interesses. Como trabalham na mesma área, provavelmente, encontrarão pontos que gostam de conversar.
Mas não limite-se ao ambiente de trabalho, nem sempre temos liberdade para ficar à vontade. Almocem juntos, comam um lanche ou marquem numa sexta-feira para tomar alguma coisa para relaxar após uma semana de correrias e preocupações. Isso é algo que pode trazer muitos pontos positivos para o seu bem-estar e para o seu ambiente de trabalho, melhorando seu network com pessoas que fazem parte de seu dia a dia.
Dica dois: Ouça.
Ser um bom ouvinte pode ser o ponto chave para um bom relacionamento com colegas. Ninguém curte muito uma pessoa que só fala, fala e fala e que não ouve o que a outra pessoa tem a dizer. Saber ouvir é extremamente importante para um bom relacionamento, portanto saiba falar e saiba os momentos que se deve ouvir e como ouvir. Respeitar a opinião do próximo, suas ideias, é importante, não se esqueça disso.
Dica três: Seja amigável.
Pessoas bem humoradas atraem boas vibrações, sem mencionar o fato de deixar o clima mais ameno. Por isso, não se esqueça de sorrir, de cumprimentar, de agradecer, de ser uma pessoa gentil. Nem sempre estamos a fim de sorrir ou falar, mas não podemos deixar nossos problemas particulares influenciarem no nosso dia, de maneira negativa, piorando ainda mais nossa situação. Trate os amigos pelo nome e seja sempre educado, gentil e paciente. Não podemos nos deixar levar pelo mau humor dos outros. Conte até dez, até vinte se for o caso e leve na esportiva.
Dica quatro: Não fuja dos problemas.
Às vezes não batemos com determinado amigo de trabalho, algo que gera um relacionamento precário e nada saudável. Uma dica importante para um relacionamento assim é: conversar. Nada melhor do que uma conversa adulta para colocar os problemas de lado e manter ao menos um relacionamento de trabalho saudável. Acredite, nem você e nem o colega querem continuar com tal situação.
Dica cinco: Agradeça.
Nosso ambiente de trabalho é uma espécie de engrenagem, onde cada um de nós é uma peça que faz a máquina que nos sustenta funcionar. O trabalho geralmente é em conjunto, mesmo assim, não deixe de agradecer as contribuições de seus amigos. Ser grato demonstra humildade e um senso de companheirismo.
Dica seis: Saiba se adaptar aos diálogos.
Antes de falar, ouça o que os colegas gostam de conversar e, antes de entrar em alguma conversa, pense em sua interação e o que ela poderá lhe trazer de bom. Ser uma pessoa direta e impor sua opinião pode gerar sentimentos negativos que refletirão no decorrer do dia. Entender a característica de cada colega de trabalho é importante para saber como lidar com cada um, pois existem colegas falantes, extrovertidos, introvertidos, quietos e etc. Saiba como se portar com cada um e você terá ótimas interações e um ambiente mais gostoso de ficar.
Dica Sete: Ofereça ajuda.
A timidez é uma barreira para pedirmos ajuda e, acredite, alguns colegas de trabalho acabam se complicando justamente por não saberem como pedir ajuda. Por isso, ao perceber alguma dificuldade, seja prestativo e ofereça ajuda. Claro, não force, apenas ofereça para ajudar de forma gentil e humilde, pois dependendo do tom de sua voz poderá passar uma ideia de superioridade. Não se esqueça que um dia você pode precisar de ajuda.
Dica oito: Críticas construtivas.
Críticas nem sempre são bem aceitas, mas precisamos aprender aceitar aquelas que podem trazer um bem maior para nós mesmos, ou seja, as críticas construtivas. Nem sempre a posição que estamos nos permite ver as coisas como, verdadeiramente são, por isso, em determinadas situações, acabamos ouvindo críticas, mas temos que ter consciência que todos os erros tem como objetivo central nos levar até o sucesso.
Dica nove: Siga o fluxo.
Como escrito algumas linhas acima, uma empresa é uma engrenagem e nós, como peças dela, precisamos trabalhar no ritmo de todas as peças, por isso siga o fluxo dos outros colegas de trabalho, claro, tudo dentro do limite. Por exemplo, se eles costumam se reunir nas sextas-feiras depois do expediente, separe um tempinho para comparecer e compartilhar aquele momento social. Especialistas afirmam que essa espécie de confraternização aproxima os colegas de trabalho, gerando uma aceitação melhor e um ambiente mais amigável.
Dica dez: Sem fofocas.
Não existe nada mais letal para corroborar um mal relacionamento do que a fofoca, afinal de contas, quem gosta de saber que estão falando mal de você pelas costas? Mesmo que você saiba algo ou tenha algo a dizer, guarde para você, pois se a conversa vazar pode lhe trazer grandes problemas, sem mencionar na possibilidade de formação de panelinhas que podem servir para cozinhar você mesmo.