Todos já passamos por uma situação como essa. Seja o primeiro, o segundo ou até mesmo o quinto ou sexto emprego no qual você irá trabalhar, sempre surgem todas aquelas incertezas, desde qual caminho será mais vantajoso para chegar no novo local de trabalho até mesmo as funções que serão exercidas. Mas mesmo com todos esses conflitos internos, que são totalmente compreensíveis e inevitáveis, é imprescindível mostrar um interesse genuíno pela empresa e pelas pessoas que ali trabalham; isso já vai causar uma boa impressão!
Os primeiros dias de trabalho em um emprego novo são, sem dúvida, o período em que o profissional novato é mais observado. Por isso certas práticas são necessárias para que a impressão deixada seja realmente a melhor possível.
Dicas para quem está começando em um emprego novo
- 1. Não tenha vergonha
- Uma das primeiras atitudes que deve ser tomada ao entrar em um ambiente novo, no qual existem pessoas novas e costumes incomuns para você, é apresentar-se exatamente como você é para essas pessoas, afinal eles serão seus futuros colegas de trabalho.
- Faça com que eles te conheçam, descubra qual é o local mais comum de reunião e apareça para mostrar quem é o novo funcionário da empresa. Esse é um gesto que demonstra total autoconfiança e faz com que os outros trabalhadores te vejam como uma pessoa simpática.
- Após certo tempo, vale a pena também tomar a iniciativa e convidar os novos colegas para um café ou almoço. Isso facilita sua integração no grupo e mostra que você já está confortável com o ambiente e que aprecia a companhia daquelas pessoas.
- 2. Descubra quem são seus superiores
- É quase um trabalho de ‘’investigação’’, mas é extremamente importante para quem está começando. Entender quem são e como agem as figuras mais importantes da empresa, como presidentes, diretores e coordenadores, é imprescindível para que atitudes inadequadas sejam evitadas.
- 3. Segure os palpites, pelo menos por enquanto.
- Lógico que você terá vários comentários a respeito de tudo na empresa quando chegar, desde não gostar da cor da mesa da diretora até mesmo não entender como o fluxo de trabalho pode funcionar do jeito que é.
- O importante é que você guarde esses comentários, pois é arriscado expor qualquer tipo de crítica ou sugestão sem conhecer bem as diretrizes e o modo de trabalhar de sua nova empresa. E isso também vale para reuniões! Ouça tudo, mas não se coloque a frente de nenhuma situação até que seja chamado para tal.
- 4. Não fale, escute
- Você chega em um ambiente novo, em que tudo é totalmente diferente de sua realidade atual, o que você precisa fazer é descobrir tudo o que for possível sobre aquelas novas pessoas e hábitos, e para isso não há nada melhor do que escutar conversas, reuniões, assuntos sobre trabalho e etc. Lembre-se: a ideia não é esgueirar-se pelos cantos bisbilhotando diálogos alheios, mas sim entender como e porque as coisas ocorrem ali.
- 5. Está com dúvidas? Pergunte.
- É extremamente natural que surja o receio de fazer perguntas sobre qualquer coisa nos primeiros dias, que obviamente serão também os dias em que você estará mais perdido em absolutamente todos os aspectos de seu novo emprego.
- Não tenha vergonha de perguntar, ninguém pode te desmerecer por quaisquer questionamentos sobre como funcionam as coisas por ali, e você também não pode se privar de ter os conhecimentos necessários para realizar um bom trabalho e ter um bom relacionamento com os colegas e seus superiores.
- As perguntas também demonstram que você tem interesse em entender e aprender mais, e por isso sempre serão bem-vindas quando forem pertinentes.
Gostou das dicas? Confira mais artigos como esse no blog da RS Design!