Há um bom tempo, as cadeiras para escritorio não eram usadas como são hoje. A preocupação com o conforto não existia e a exigência sobre o uso de cadeiras adequadas era quase nula. De lá para cá, esse cenário mudou radicalmente.
Hoje, as cadeiras para escritorio são itens primários, quando se fala em bem-estar no trabalho, seja em casa ou na empresa. Seus modelos variam, conforme a posição ocupada, o tipo de trabalho realizado e as peças utilizadas na sua produção. Confira as mais utilizadas:
Cadeiras para diretores e presidentes
Normalmente os altos executivos de uma empresa possuem um escritorio maior e mais suntuoso que os demais. Isso fica comprovado pelo espaço, pela decoração e, claro, pelos móveis. Assim, as cadeiras para diretores e presidentes são mais robustas e produzidas com materiais nobres, como couro. Entre os vários modelos disponíveis, existem aquelas cadeiras reclináveis com sistema relax (que permite que o usuário faça um balanço na cadeira para relaxar as costas), com suporte para pescoço, braços e pés com rodízios.
Cadeiras executivas ou para gerentes
São as cadeiras para o “staff”, para a equipe de trabalho administrativo. Normalmente apresentam diversos itens de regulagem, como o sistema “back system”, que permite a regulagem da altura do assento (por meio de pistão a gás) e da inclinação do encosto. Muitos modelos apresentam regulagem da altura e inclinação dos braços. Devem ser confeccionadas com espuma de alta qualidade, pois são para pessoas que ficarão muitas horas sentadas no escritório. É importante que estas cadeiras estejam em conformidade com a legislação de ergonomia NR17.
São cadeiras mais simples, mas não deixam de primar pelo conforto e pela praticidade exigida durante o dia de trabalho. Uma recepcionista/secretária pode estar em movimento a todo o momento, o que requer uma cadeira leve, com rodinhas. Além disso, a regulagem de altura é ideal para melhor acomodação do usuário e para ficar em conformidade com as dimensões da mesa de trabalho. Normalmente são produzidas agregando materiais como polipropileno e espuma injetada.
Para quem trabalha em casa, no seu próprio escritório, a cadeira não deve ocupar muito espaço, mas também não pode deixar o conforto de lado. Por isso, as cadeiras ideais para home office são as cadeiras executivas, com base giratória, regulagem de altura, braços reguláveis ou fixos, revestimento de tecido e encosto feito com tela a base de polipropileno. Normalmente são modelos que apresentam um design que agrega modernidade ao ambiente, sem esquecer da funcionalidade ou deixar o espaço sobrecarregado.
Na hora de escolher a cadeira para escritório, é sempre bom procurar uma empresa de móveis que ofereça consultoria, que ajudará na escolha mais adequada ao tipo de trabalho do usuário.