Nos últimos anos, o ambiente de trabalho tem passado por uma transformação significativa. Dessa forma, ficar de olho nas tendências de design para escritórios é cada vez mais importante.
Anteriormente, os espaços eram formados por cubículos fechados e individualizados. Com o tempo, esses ambientes foram transformados em áreas totalmente abertas. No entanto, durante a pandemia, voltou-se a adotar espaços mais reservados. Atualmente, os escritórios estão sendo reconfigurados para funcionar como hubs de encontro.
Neste blogpost, vamos explorar o que está em alta no mercado e vem moldando os escritórios modernos, além de entender o impacto dessas mudanças no dia a dia dos profissionais.
Confira!
O Fim dos Cubículos
Nas décadas de 1980 e 1990, os ambientes minúsculos, verdadeiros cubículos eram a norma nos escritórios. Esses espaços individualizados ofereciam privacidade e uma área pessoal de trabalho.
No entanto, também contribuíam para um ambiente de trabalho monótono e isolado, o que muitas vezes resultava em menor colaboração entre colegas.
Com o passar do tempo, isso foi mudando para espaços mais abertos.
A Ascensão do Open Space
O conceito de escritório aberto, ou “open space”, surgiu como uma resposta ao desejo de promover a colaboração e a comunicação.
Em vez de ficarem isolados em uma salinha, os colaboradores passaram a trabalhar em mesas compartilhadas, principalmente no estilo plataforma de trabalho, sem divisórias. Isso facilitou a interação espontânea e pôde fomentar uma cultura de trabalho mais dinâmica e inovadora.
Quais os Benefícios do Escritório Aberto?
- Colaboração e Comunicação: o design aberto facilita a comunicação rápida e eficiente entre os membros da equipe, o que pode acelerar a resolução de problemas e a tomada de decisões;
- Flexibilidade: escritórios abertos são mais adaptáveis a mudanças organizacionais. As empresas podem facilmente reconfigurar o espaço para se adequar a novas necessidades ou projetos;
- Custo-efetividade: sem a necessidade de construir divisórias ou salas privadas, o custo de montar um escritório aberto tende a ser menor, além de permitir uma utilização mais eficiente do espaço disponível.
Quais os Desafios do Open Space?
Apesar das vantagens, o modelo de escritório aberto não é perfeito e enfrenta críticas significativas, como:
- Distrações: a falta de barreiras físicas pode resultar em um ambiente barulhento, cheio de distrações, o que tende a reduzir a produtividade de alguns trabalhadores;
- Falta de Privacidade: em um espaço aberto, pode ser difícil para os colaboradores encontrarem privacidade para tarefas que requerem concentração ou para fazer chamadas telefônicas importantes.
Para atender ambas as questões, os materiais acústicos já vinham sendo apontados como tendências importantes, há algum tempo, para criar ambientes com maior conforto acústico e privacidade.
Volta para os Cubículos
No período da pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar em home office e aos poucos foram voltando para o trabalho presencial.
No escritório, houve um retorno para ambientes mais privativos, devido à prevenção de contaminação do Coronavírus. Os painéis acústicos passaram a ser utilizados com mais frequência, separando as mesas e criando pequenos postos de trabalho.
Começou uma tendência de renovação no próprio mobiliário, com o destaque para biombos, sofás com encosto alto, cabines acústicas, entre outros modelos. Tudo para criar ambientes mais reservados e seguros de trabalho.
Conheça as Principais Tendências de Design para Escritórios Atuais
Após a pandemia, à medida que os colaboradores das empresas voltaram para o presencial ou para um modelo híbrido de trabalho, os layouts nos escritórios começam a ser reformulados.
Algumas características de novos layouts se destacam:
Espaços Flexíveis de Trabalho
Combinar áreas abertas com salas de reuniões privadas e espaços tranquilos para tarefas que exigem concentração é uma tendência crescente.
Essa abordagem híbrida oferece o melhor dos dois mundos, permitindo colaboração e privacidade conforme necessário.
Hub de encontros e colaboração
Fazer do escritório um local para a turma do home office se encontrar. Para isso os espaços precisam ser estimulantes e preparados para estimular as conexões.
Áreas com sofás modulares e pufes são bem-vindas. Esses espaços informais incentivam a interação e o brainstorming espontâneo, criando um ambiente propício à inovação e à criatividade. Eles são ideais para reuniões rápidas ou para momentos de descontração, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e inspirador.
Tecnologia Integrada
O uso de tecnologia avançada, como mesas com regulagem de altura, iluminação inteligente e sistemas de climatização controlados por aplicativos, está se tornando comum.
Essas inovações permitem que os colaboradores personalizem seu ambiente de trabalho para atender às suas preferências individuais.
Salas de Reunião Multifuncionais
As salas de reunião agora são projetadas para serem mais versáteis. Com móveis flexíveis, que permitem configurações conforme a necessidade, seja para uma reunião formal, um workshop ou uma apresentação.
Soluções Acústicas
Para equilibrar a falta de privacidade dos escritórios abertos, muitos projetos estão incorporando “Cabines Acústicas” – cabines privativas e silenciosas onde os colaboradores podem se concentrar em tarefas que exigem mais atenção. Estes móveis proporcionam um refúgio contra as distrações do escritório aberto.
Outros materiais acústicos também estão sendo muito utilizados para melhorar o conforto acústico, como painéis, nuvens, biombos e divisórias.
O importante é ter ambientes que sejam agradáveis de trabalhar, sendo abertos ou fechados.
RS Design | Procuramos entender para atender
Se você sente que é o momento de renovar o seu escritório, pode contar conosco!
Nossa equipe vai analisar o seu caso e fornecer uma solução personalizada, pensando no que vai fazer sentido para a sua equipe e trazer resultado para o seu negócio, indicando o que existe de mais atual em design corporativo.
Agende uma visita, vamos nos conhecer!