Ambiente tradicional, com pessoas usando roupas sociais e colocadas em pequenos espaços delimitados por divisórias brancas ou madeiradas… Não, esse cenário já não é o padrão para todas as empresas. As mais modernas, bem como as startups, vêm apostando em um local jovem, descontraído, colorido e que tenha espaço até para os colaboradores descansarem e interagirem.
Essa liberdade de espaço também é sentida na hora da comunicação entre patrão e empregado. Sabe aquela barreira que existia antes? Ela foi desfeita nas organizações mais novas ou que se adaptaram às gerações atuais.
Agora, o lema é interagir, ouvir a todos e permitir que cada colaborador execute as suas atividades mais livremente. Isso inclui também a flexibilidade de horário, de trabalho em casa e na forma de se vestir no ambiente corporativo.
Ao mesmo tempo, a cobrança cresce. Ao oferecer o conforto ambiental ao funcionário, em um ambiente altamente bem planejado para atender a forma como as equipes trabalham, com estímulos diversos e altamente atrativos, principalmente para o pessoal das novas gerações, as empresas estão mandando um recado, seja inovador, criativo e altamente interativo.
As pessoas que se encaixam neste perfil se sentem estimuladas e respondem com alta produtividade e muitas empresas estão crescendo exponencialmente por conta disso.
Google é exemplo de novo ambiente que deu certo
Se você pensa que só escritórios muito pequenos podem dar certo em um ambiente mais descontraído, está enganado. O Google tem mais de 500 profissionais só no Brasil e aposta nesta alteração de forma de trabalho, para incentivar os colaboradores a atuarem de maneira mais eficiente.
Os contratados contam com um espaço moderno, colorido e descontraído. Além disso, possuem um ambiente semelhante a um bar, com direito a mesa de sinuca e parede forrada de discos.
Para que tudo isso? A empresa afirma que é uma forma da equipe distrair um pouco a cabeça e poder voltar para analisar os problemas e projetos com a mente mais tranquila. A organização também libera os jogos, com a mesma finalidade.
A criação destes espaços envolve estudos que demonstram o quanto um ambiente impacta no comportamento das pessoas. E as estratégias de arquitetura e decoração são muito embasadas em neuroarquitetura (neurociência + arquitetura), saiba mais AQUI.
Os cinco sentidos humanos precisam ser estimulados para que as pessoas estejam ativas, animadas e prontas para desenvolver novas ideias. Não é por acaso que o Google fornece comida para o pessoal o tempo todo. Uma vez tendo o paladar satisfeito, o organismo fica mais disposto, tornando as pessoas mais interativas. Assim como os estímulos visuais, o conforto acústico, as texturas dos materiais, os aromas agradáveis. Tudo isso influencia e muito na performance dos profissionais. Quanto mais “humanizado” for um ambiente de trabalho, mais as pessoas se sentem à vontade para contribuir positivamente com o negócio. Já fizemos um artigo sobre isso, saiba mais AQUI.
A gigante Buscapé também faz questão de garantir que a equipe esteja bem na hora de trabalhar. Para isso, oferece massagem, local para jogar basquete e até uma rede para deitar e relaxar.
Segundo o especialista em relações do trabalho, José Pastore, se a empresa não tratar os seus colaboradores bem, eles vão trabalhar no vizinho. Com esses benefícios, o Buscapé consegue fidelizar profissionais capacitados.
Empresas modernas ou que querem estar antenadas com o modelo de prestação de serviço ou criação atual, devem estar prontas para oferecer espaços modernos. A sua está precisando fazer essa transição?
A RS Design atua fazendo projetos de móveis para renovar todo o visual, deixando sua empresa alinhada com os objetivos do negócio. Fale conosco e ofereça o melhor para a sua equipe!