Quando compramos nossos aparelhos eletrônicos, a única coisa em que pensamos é na comodidade e no avanço que eles nos proporcionarão. Quase nunca nos preocupamos se eles caberão no espaço que temos ou o que faremos com os fios que os acompanham. Para quem trabalha em escritório, o computador costuma ser o principal aparelho a ocasionar este tipo de problema.
A verdade é que por mais que a tendência atual seja a de aparelhos cada vez menores e desprovidos de fios (wireless), muitos ainda dependem deles para funcionar. Para manter um PC ligado e munido das principais funcionalidades que um trabalhador precisa, fios não faltam. CPU, monitor(es), teclado, mouse, impressora, estabilizador dispositivos usb, headphone, bases de suporte e demais apetrechos são apenas alguns exemplos de aparelhos que compõem uma estação de trabalho do século XXI, cheios de fios, conexões e muita bagunça. Como já dissemos, a tendência é de que esse cenário se altere para dispositivos sem qualquer fio conector. Mas, enquanto essa exceção não vira regra, é importante pensar em maneiras que atenuem esse emaranhado debaixo de nossas mesas, deixando o escritório mais organizado e, por que não, mais bonito.
Há no mercado uma série de produtos que escondam os cabos e fios. Rodapés, canaletas, caixas, rodatetos, são exemplos que podem dar certo, com um pouco de imaginação. Mas não passam de soluções improvisadas!
O ideal é fazer um projeto do seu escritório, com planejamento adequado, juntamente com a posição do mobiliário corporativo. Neste projeto já será previsto todos os pontos de cabeamentos de elétrica e de rede. O mobiliário será instalado sobre estes pontos e permitirá a passagem de cabeamentos entre as estações de trabalho, em calhas nos pés e sobre as mesas.
Desta forma, após a montagem do mobiliário e passagem dos cabeamentos, tudo ficará embutido, organizado e prático para uso.
Estações de trabalho com sistema de esconder fios nativo:
Veja alguns exemplos de estações de trabalho, mesas de reunião e executivas que são desenvolvidas para embutir os fios e cabos:
É por isso que faz toda a diferença adquirir um mobiliário exclusivamente para o segmento corporativo ao invés de móveis improvisados para um escritório.
O mobiliário corporativo já foi desenvolvido e pensado para atender um escritório, seja ele pequeno ou uma grande corporação. Quanto mais for planejado o projeto, com profissionalismo, mais organizado, funcional e bonito ficará seu escritório!