Com o retorno das pessoas no pós-pandemia, os escritórios passaram a ser “hubs” de encontros, principalmente para empresas que adotaram o modelo híbrido de trabalho.
Atualmente, muitas pessoas alternam dias de trabalho nos modelos remoto e/ou presencial e precisam de encontros periódicos com o time para alinhar os pontos, estabelecer metas e medir os resultados. E nada melhor do que reuniões presenciais para facilitar as conexões entre todos.
E pode acontecer a necessidade de reuniões com várias pessoas no espaço físico do escritório e outras no espaço remoto. São diversas possibilidades nas quais as pessoas precisam estar conectadas, compartilhar conteúdo instantaneamente, muitas vezes em diversas telas, sempre com qualidade de imagem e inteligibilidade do som para que todos entendam tudo o que está sendo falado. Tudo isso depende de investimento em tecnologia, condicionamento acústico e layout inteligente.
Vamos falar um pouco destes tópicos aqui.
Use a tecnologia a seu favor
Existe muita tecnologia para ser utilizada em ambientes de escritório, principalmente em salas de reuniões, que vão desde softwares para compartilhamento de diversas telas até sistemas sofisticados de automação. Mas o importante é detectar qual o tipo de tecnologia necessária para a sua empresa. Verificar quais são as necessidades da sua equipe, conforme o tipo de atividade que executam.
Atualmente, existem telas em salas de reuniões que colocam as pessoas online em tamanho real, para que participem juntamente com outros participantes que estão no presencial. Mas é necessário verificar se isso é essencial para sua empresa.
O principal é preparar o espaço para que as reuniões sejam produtivas e para que o que for falado ou mostrado em telas seja bem entendido.
Outro sistema muito utilizado é o de reserva de espaço em salas de reuniões. Mesmo a pessoa que está no trabalho remoto pode reservar a sala de reuniões para um determinado dia e horário.
Existem também Cabines Acústicas totalmente preparadas para reuniões, e como são móveis, podem ser montadas em diferentes áreas dos escritórios. Mas vamos falar mais de acústicas e de cabines…
Pensar em acústica é pensar em bem-estar para a produtividade
Os escritórios inteligentes estão cada vez mais abertos, sem paredes. E isso é bom para a interatividade, porém tem o problema do barulho, que distrai e estressa quem está tentando se concentrar.
Com a tecnologia dos materiais acústicos, este problema é solucionado sem precisar de obras no escritório. São placas, painéis, nuvens e divisórias produzidas com material de PET reciclado que absorvem os ruídos e ainda inserem um efeito de design no espaço.
Além disso, atualmente existe a Cabine Acústica, que é um móvel solto, podendo ser colocado em qualquer parte do escritório e se tornando um verdadeiro oásis de concentração.
Existem cabines para 1, 2, 4 pessoas ou até verdadeiras salas de reuniões, totalmente preparadas com infraestrutura, sistema de auto-higienização, filtros para qualidade do ar e totalmente preparadas acusticamente para a melhor experiência possível de privacidade e concentração. Como normalmente são de vidro, mantêm a conexão dos ocupantes com o restante do escritório, com a vantagem de permitirem alta concentração.
Layout inteligente, pensando em espaços flexíveis e preparados para a mudança
Espaços estratégicos, preparados para atender os tipos de atividades das pessoas, pensados para estimular as pessoas, tudo isso faz parte de um projeto bem planejado de mobiliário corporativo.
Pensar no espaço de trabalho não é simplesmente escolher mesas e cadeiras e distribuir no ambiente. É pensar de cada mobiliário precisa ter uma função e ter um sentido e que todo o layout precisa ser muito estratégico. Por exemplo, se as pessoas do local fazem muitas reuniões em pequenos grupos, é importante prever diversos pontos que permitam encontros, com condicionamento acústico, espaços abertos ou fechados… tudo muito bem pensado para atender as necessidades.
O ideal é que o projeto do escritório acompanhe o modelo de negócio da empresa e o perfil dos profissionais. É preciso criar espaços que tenham coerência com a cultura da empresa.
Podemos dizer que, no geral, existe uma tendência para espaços mais flexíveis e preparados para mudança – lição que aprendemos com a pandemia, onde tivemos que realizar diversas mudanças pessoais e no ambiente de trabalho para nos adaptar ao momento.
Quando falamos de espaços flexíveis, estamos falando de móveis e painéis com rodízios, pufes fáceis de movimentar, cabines móveis, painéis acústicos, tudo preparado para ser montado e modificado para outra configuração, caso haja necessidade.
…………………………..
O importante é entender qual o momento atual da sua empresa e quais as perspectivas futuras e então preparar os espaços para atender as suas equipes de forma estimulante e qualitativa, com consequente retorno em produtividade.
Escritórios inteligentes são os que utilizam os melhores recursos existentes para preparar espaços melhores e que façam sentido para as pessoas que irão utilizá-los.
Se você quiser conversar mais sobre estes pontos e sobre a sua empresa, fale com a gente! Temos uma equipe especializada em escritórios para ouvir você e buscar a solução personalizada, pensando no seu negócio e nas pessoas que trabalham para ele.