O cinza nada mais é do que a cor que se posta entre o branco e o preto, ou seja, é uma cor predominantemente neutra e que pode ser combinada com uma infinidade de outras tonalidades a fim de garantir a sensação que o cliente busca em cada situação. Se na decoração residencial é uma cor que está em alta e vem sendo muito utilizada, o mesmo acontece na arquitetura corporativa.
Muitos já afirmam que o cinza é o novo bege, e há bastante razão nesta colocação. Antigamente, na década de 90, os tons amanteigados dominavam os ambientes. As cores mais pedidas eram palha e marfim. Quando chegamos ao ano 2000, o bege em sua plenitude ganhou força e as lojas não paravam de vender tintas cru, camurça, areia e café com leite. Hoje, o cinza já desponta à frente. Os tons off-white, gelo, grafite, tons de concreto e cimento queimado aparecem em projetos únicos, cheios de personalidade.
Justamente por sua fluência entre estilos e colorações, o cinza deixou de ser coadjuvante para se posicionar como protagonista em diversos projetos. Com muita versatilidade e elegância, a aplicação do cinza eleva o projeto a qualquer patamar. Como tendência, está o trabalho e a aplicação de nuances que variam da mais clara à mais escura, aliando pequenas inserções de cores mais fortes.
Em um ambiente corporativo, grande parte da decoração está diretamente vinculada à escolha do mobiliário. Em uma sala com estações de trabalho, por exemplo, todo o peso do visual estará prioritariamente sobre as bancadas e as cadeiras escolhidas para compor o espaço. Justamente por isso, muitas vezes a escolha pela aplicação do cinza também nos móveis torna-se tão interessante.
Mas são infinitas as possibilidades de combinação. O cinza com o amarelo, por exemplo, é muito utilizado em escritórios modernos e com tendência hipster como agências de comunicação e empresas digitais. Já o cinza com o turquesa aparece em espaços mais clássicos, principalmente por tornar o ambiente um pouco mais frio. Enquanto isso, a mistura de cinza com vermelho, uma das mais comuns, traz vida e equilíbrio.
Confira nossa seleção de ideias e combinações tendo, como foco, a aplicação do cinza no corporativo: