As redes sociais chegaram para somar, porém não eliminam a necessidade da manutenção de um bom site, com informações atualizadas, de qualidade e, acima de tudo, dentro da identidade da marca da empresa. Para o segmento de arquitetura, um bom site é imprescindível para a apresentação do trabalho, seja ele um profissional autônomo ou proprietário de um escritório de arquitetura.
A palavra de ordem hoje é simplicidade. Você não precisa criar um site na Internet repleto de funções, subpáginas e menus. O importante é criar uma página que seja fácil de acessar e de encontrar o que se procura. Um portal amigável e intuitivo, porém simplificado, vale muito mais do que um mega portal repleto de funcionalidades mas no qual o usuário tem dificuldade em chegar onde deseja.
Hoje em dia muitas empresas optam pela criação de sites em página única, por exemplo, que são esses ambientes onde é possível visualizar todo o conteúdo apenas descendo a barra de rolagem. Trata-se de um formato que oferece algumas boas vantagens: leveza, objetividade, praticidade e compatibilidade com dispositivos móveis.
Já o formato padrão, com um menu principal que leva o leitor às subpáginas, também é válido e permite que a marca aposte em uma geração de conteúdo maior e mais aprofundada. Aliás, conteúdo esse que é preciso destacar: precisa ser exclusivo! Copiar conteúdo de outros profissionais ou mesmo de outros sites, sejam eles da concorrência ou de notícias, além de não ser ético faz com que o Google entenda que você é uma fraude. Crie seu próprio conteúdo e aposte nas suas particularidades, explorando seus pontos positivos e enfatizando a qualidade do seu serviço.
Independentemente do formato escolhido, é indiscutível a necessidade do arquiteto disponibilizar uma área com os projetos por ele já desenvolvidos. E, aqui, é o momento de investir em um bom fotógrafo para registrar as obras finalizadas, dando ênfase aos detalhes, aproveitando da melhor forma possível o jogo de luz e sombra e garantindo que a fotografia seja fiel ao resultado real.
É novo no mercado e ainda não tem um portfólio tão vasto para apresentar? Mostre sua personalidade como arquiteto criando projetos em 3D e divulgando-os em seu ambiente virtual. Hoje os programas de renderização 3D estão tão avançados que muitas vezes fica difícil, para um leigo, decifrar se aquela imagem é um projeto ou uma fotografia. Apresente suas criações, mesmo que sejam fictícias.
Antes de investir no site – O primeiro passo (e talvez o mais importante) é contar com a ajuda de um especialista em comunicação e marketing para desenvolver a identidade visual da sua marca. Assim como na hora de criar um projeto arquitetônico, o arquiteto faz uma reunião com seu cliente a fim de entender as necessidades e os desejos daquele momento, para a criação da identidade visual de uma marca deve ocorrer o mesmo. É fundamental definir qual a mensagem que se deseja passar e como ela será convertida em informação para o público.
Aliás, o público também deve ser estudado. Que tipo de pessoas pretende atender? O foco será na arquitetura residencial? Qual classe social? Optará pela arquitetura corporativa? Para que segmento empresarial pretende trabalhar? Tudo isso está dentro do escopo de fatores que devem ser analisados para que a identidade visual seja a mais transparente e efetiva possível.
Com a identidade criada, toda a presença da marca na grande rede que é a Internet deve seguir o mesmo padrão: site, perfis em redes sociais e e-mail marketing. O mundo offline da empresa também precisa seguir a identidade criada, ou seja, toda a papelaria (que envolve cartão de visita, envelope, pastas para projetos, papel timbrado e etc) também deverá ser padronizada.
Depois de tudo estar pronto, a manutenção é importante: entre todos os dias no seu site, coloque-o como página principal do navegador. Atualize-o constantemente, postando seus projetos mais recentes e abrindo, por meio dele, um canal de comunicação eficiente com o seu público. Um site é dinâmico e não pode permanecer paralisado por muito tempo. Perde as referências e perde a vida. Fique de olho na sua marca na Internet.