A Internet está cheia de opções. Os smartphones, cheios de aplicativos. Os computadores, repletos de programas. Para agilizar a vida de quem está buscando, na tecnologia, aliados que prometam facilitar o dia a dia corrido do arquiteto, fizemos uma pesquisa e listamos, aqui, alguns aplicativos e softwares que nem todo arquiteto sabe que existem, mas que podem otimizar bastante o tempo.
Gantter
Para gerenciar projetos, muitos profissionais apostam no Gantter, um software online que roda na nuvem. Integrado ao Google, oferece as mesmas funções que um MSProject com a vantagem de ser acessado do navegador. Permite, inclusive, que o usuário importe projetos criados no próprio MSProject. “Uso com frequência há três anos para cálculo de orçamento e planejamento de projetos, equipes e obras. Como é compatível com o Project, é uma solução para quem não quer comprar muitas licenças da Microsoft. Um gestor fica com a licença e os outros podem usar o Gantter como alternativa”, esclarece Robert Jeferson, arquiteto.
Gypsum
Este aplicativo foi criado especialmente para o arquiteto que constantemente utiliza paredes de drywall para segmentar ambientes em seus projetos. Para o especialista em arquitetura corporativa, é um grande facilitador. Disponível para iOS e para Android, ele automatiza uma grande parte do processo, calculando automaticamente a quantidade de material que será utilizada.
Architect’s Formulator
Este app concentra 400 fórmulas matemáticas muito utilizadas pelos arquitetos. Muito útil, principalmente para os profissionais que estão imersos na construção civil. Disponível apenas para iOS, consegue calcular desde a quantidade necessária de vigas, definindo pesos, tubulações e muito mais. Não é gratuito, mas o custo de aquisição é baixo: US$ 9,99.
MagicPlan
Este aplicativo está disponível para os sistemas operacionais da Apple e também para os dispositivos Android. Ele promete auxiliar na criação rápida de projetos arquitetônicos ao trabalhar esboços de planta baixa por meio da câmera do aparelho. Basicamente, o aplicativo mede os ambientes e vai montando a planta. “Ele aumenta muito a produtividade de levantamento de cômodos de interiores trabalhando a partir da câmera do celular como se fosse uma estação topográfica”, comenta Jeferson. “A precisão é bem aceitável e ele permite já sair com a planta levantada pronta para exportar em DWG. A exportação é paga, mas o valor é irrisório se comparado a um serviço de cadista”, complementa ele que afirma que o custo é inferior a R$10 por exportação de projeto completo, incluindo todos os pavimentos.
Measuring Master
Assim como o MagicPlan, este é um aplicativo disponível para iOS e Android. A função também é similar à do MagicPlan, visto que reúne em uma única aplicação todos os dados de medição, permitindo a documentação e o gerenciamento de dimensões, além de oferecer plantas e valores de medição da temperatura em um local. O aplicativo, criado pela Bosh, é dedicado a profissionais do segmento, mas não deixa de apresentar uma inferface amigável e intuitiva.
Estamos sempre de olho para facilitar a vida de vocês, afinal arquitetura também é nossa paixão! Já escolheu o aplicativo que contribuirá com a sua rotina?