Arquiteto, cuide da sua mente!

Tendências
Arquiteto, cuide da sua mente!
Crédito: Freepik

É indiscutível que a rotina do arquiteto e do designer é normalmente repleta de desafios que geram picos de estresse. E essa dinâmica cansativa começa já na fase universitária, quando as inúmeras preocupações da vida acadêmica passam a fazer parte do dia a dia do estudante.

Uma pesquisa recente divulgada pelo Architects’ Journal com 450 estudantes de arquitetura do Reino Unido mostrou que os alunos carregam um grande peso emocional, o que faz com que 52% deles busque tratamento psicológico. Esse fato gera uma preocupação: como está sendo formada a nova geração de arquitetos no mundo? Sob quais condições eles passarão a trabalhar e o quanto esse estresse vai interferir em seus resultados, bloqueando a criatividade e prejudicando a idealização de seus projetos?

Se estamos longe de solucionar a causa dos problemas, pelo menos é possível trabalhar para amenizá-los e alguns profissionais encontraram na meditação, mais especificamente na técnica mindfulness, uma grande aliada. Também conhecido como “prática da atenção plena”, o mindfulness trabalha o foco do profissional envolvendo técnicas de respiração e a prática de sensações físicas.

A técnica do mindfulness chegou até nós por meio do cientista Jon Kabat-Zinn, que mostrou-se curioso sobre os efeitos da atenção plena para redução dos índices de estresse. Os praticantes afirmam que meditar seguindo esse estilo promove muito mais do que a redução do estressetrazendo benefícios incríveis para profissionais que têm rotinas agitadas e que estão sempre envolvidos em diversas tarefas.

Analisemos o dia a dia do arquiteto: uma rotina intensa, com deslocamentos, atendimentos diversos, projetos em execução, acompanhamento de obra, negociação com fornecedores, atenção aos clientes, assinatura de documentos e burocracias… ufa!

Agora vamos analisar todas as vantagens prometidas pelo mindfulness aplicadas aos profissionais de arquitetura e design de interiores. A técnica afirma, por exemplo, melhorar a capacidade do profissional ser multitarefas, uma ótima pedida para quem trabalha em diferentes projetos de forma simultânea, não é mesmo?

Outro benefício da prática é a capacidade de melhor controlar as emoções, uma dádiva para quem precisa lidar com diferentes perfis e muitas vezes enfrenta dificuldades em relacionar-se com aquele cliente mais metódico, genioso ou detalhista.

Ampliar o foco do profissional também integra a lista de promessas do mindfulness. Considerando que um escritório de arquitetura é sempre movimentado, com telefones tocando, conversas paralelas, reuniões acontecendo, e-mails e mensagens no celular chegando a todo momento, é necessário ter muita concentração para sentar e se dedicar a um projeto criterioso e bastante responsável. Mais um ponto positivo e que incentiva as pessoas a tentar buscar este equilíbrio.

Arquiteto, cuide da sua mente!
Crédito: Freepik

Quer praticar?

Como meditar nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem uma natureza mais ansiosa e agitada, alguns aplicativos mobile podem facilitar esse processo, mostrando um passo a passo inicial. É o caso do Headspace, um app gratuito com sessões de 10 minutos de meditação. Ao baixar o app e fazer login, o usuário tem acesso às lições e o app ainda cumpre a função de alarme, fazendo com que o profissional não se esqueça de separar alguns minutinhos do seu dia para meditar.

Para quem quer começar, uma boa dica é prestar atenção na respiração e em como ela é capaz de modificar a sensação do corpo e da mente. Inspirar lentamente e sentir os pulmões encherem de ar aos poucos é um bom ponto de partida. Quem já está habituado a meditar, consegue fazê-lo até mesmo em um parque cheio de movimento. Mas para os iniciantes, bloquear as distrações externas facilita. Opte por um local confortável e calmo, elimine distrações (silencie o celular, mantenha os aparelhos eletrônicos desligados) e trabalhe o seu pensamento. O reconhecimento do corpo também é importante, sentir os movimentos, a reação e as sensações também são práticas de meditação.

Que tal começar hoje mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando