Muitas das inspirações para quem trabalha com arquitetura vêm do ambiente externo. Mas e agora que precisamos ficar em casa para contribuir com a estratégia de contenção do novo coronavírus? Será que esses profissionais vão perder a criatividade? Pensando nisso listamos algumas ideias de como manter a sua inspiração em alta mesmo dentro de casa.
Uma volta ao passado
Que tal voltar alguns anos na história da arquitetura, pegar lápis, régua e papel e liberar sua criatividade para o desenho? Hoje em dia as habilidades do arquiteto estão muito mais direcionadas às ferramentas digitais. Dar um passo para trás e reviver a era em que o desenho à mão estava mais presente na vida dessa profissão pode despertar a sua mente para novas ideias.
Netflix
A plataforma da Netflix ganhou mais de 15 milhões de novos assinantes durante a pandemia do novo coronavírus. Todo mundo está em busca de distrações para suprir a vida social, interrompida pelo isolamento. Há muito a assistir na plataforma, mas quem quer utilizar o serviço sem sair do âmbito profissional tem também a oportunidade. Entre os conteúdos bacanas para os arquitetos disponíveis no canal, destaque para “Abstract – The Art of Design”, série dividida em duas temporadas que conta detalhes sobre o pensamento dos designers mais inovadores do mundo e como o trabalho desses profissionais influencia todos os aspectos das nossas vidas.
Navegue pelo conteúdo do Espaço do Arquiteto
Nosso portal está sempre atualizado com novidades sobre o mundo da arquitetura corporativa. Navegue pelos nossos conteúdos e aproveite para conhecer um pouco mais sobre algumas das principais tendências desse setor. Confira as principais notícias que já publicamos sobre neuroarquitetura, humanização de espaços corporativos e biofilia. O aprendizado e o conhecimento também são ótimas fontes de inspiração e criatividade!
Cursos online gratuitos
Muitas escolas abriram suas plataformas de ensino à distância durante a pandemia. A Archademy foi uma delas. Por meio de uma inscrição simples, os arquitetos podem ter acesso a temas muito úteis para a gestão do trabalho. São abordados, nos cursos, assuntos como precificação, redes sociais, nichos de mercado e como elaborar boas propostas comerciais. Outra forma de aprender durante a pandemia está no acesso liberado a 41 cursos de arquitetura e 78 cursos de design de Harvard e do MIT acessíveis pela plataforma EDX.
E, para finalizar, uma dica importante: não se cobre em ser extremamente produtivo nesse momento. As nossas vidas mudaram, nossos medos cresceram bem como nossa insegurança sobre o futuro. Está tudo bem ter momentos mais tensos e não conseguir desempenhar como desempenhava antes. O importante é acreditarmos que essa é uma fase e estarmos preparados para quando tudo for voltando a acontecer.