Concierge interno: a tendência que está transformando o ambiente corporativo

Tendências
O ideal é que o concierge interno tenha um espaço fixo para atender os colaboradores; pode ser, por exemplo, uma bancada individual de trabalho instalada em local de fácil acesso de todos com um sofá para quem estiver aguardando, assim como nesse ambiente projetado com mobiliário da RS Design.

O mundo corporativo está sempre evoluindo e quem acompanha essas mudanças, encontra oportunidades incríveis para melhorar o dia a dia no trabalho. Um conceito que tem ganhado força nos últimos meses é o concierge interno, especialmente em empresas que adotaram o modelo híbrido. E como essa novidade impacta diretamente a configuração dos escritórios, vale a pena entender melhor o assunto.

Assim como nos hotéis, onde o concierge facilita a vida dos hóspedes, o concierge interno assume tarefas do dia a dia que vão além do ambiente corporativo, trazendo mais comodidade, eficiência e organização para os colaboradores. O objetivo? Reduzir preocupações operacionais para que as equipes possam focar no que realmente importa.

Entre as funções desse profissional, destacam-se:

  • Organização de transporte para reuniões e eventos externos;
  • Agendamento de compromissos, incluindo consultas médicas;
  • Suporte para reservas de hotéis, passagens e restaurantes;
  • Gerenciamento de estações de trabalho para evitar conflitos;
  • Agendamento de salas de reunião para otimizar o fluxo.
Em escritórios onde há uma recepção ampla, como no exemplo desse espaço planejado com mobiliário da RS Design, o concierge pode adotar um espaço no local.

Muitas empresas que já adotaram essa estratégia relatam benefícios como aumento da produtividade, bem-estar dos colaboradores, retenção de talentos e fortalecimento da cultura organizacional. Além disso, contar com um concierge interno pode até se tornar um diferencial competitivo.

Mas antes de implementar esse conceito que motiva os encontros, incluindo o trabalho de um concierge, é fundamental garantir que a infraestrutura esteja preparada. Aqui estão alguns pontos essenciais a serem avaliados:

  • O escritório possui um layout flexível, com espaços multifuncionais?
  • O mobiliário é modular, permitindo diferentes configurações?
  • O Wi-Fi funciona bem em todos os ambientes?
  • Há um ponto fixo adequado para o atendimento do concierge?
  • A cultura da empresa prioriza bem-estar e equilíbrio no ambiente de trabalho?

Essa estrutura é essencial para que o serviço funcione de maneira eficiente e se integre à cultura da empresa. Como ressalta Lisandra Mascotto, da RS Design: “Uma empresa que não possui uma cultura focada em relacionamentos, que não está alinhada com os mais recentes valores de bem-estar e flexibilidade, dificilmente terá sucesso ao contratar um concierge interno.”

Portanto, é importante o profissional de arquitetura e design acompanhar e entender as mudanças no universo corporativo, tal como essa inserção do concierge interno nos escritórios, para, quando necessário, elaborar os projetos alinhados com a expectativa da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando