
O mundo corporativo está sempre evoluindo e quem acompanha essas mudanças, encontra oportunidades incríveis para melhorar o dia a dia no trabalho. Um conceito que tem ganhado força nos últimos meses é o concierge interno, especialmente em empresas que adotaram o modelo híbrido. E como essa novidade impacta diretamente a configuração dos escritórios, vale a pena entender melhor o assunto.
Assim como nos hotéis, onde o concierge facilita a vida dos hóspedes, o concierge interno assume tarefas do dia a dia que vão além do ambiente corporativo, trazendo mais comodidade, eficiência e organização para os colaboradores. O objetivo? Reduzir preocupações operacionais para que as equipes possam focar no que realmente importa.
Entre as funções desse profissional, destacam-se:
- Organização de transporte para reuniões e eventos externos;
- Agendamento de compromissos, incluindo consultas médicas;
- Suporte para reservas de hotéis, passagens e restaurantes;
- Gerenciamento de estações de trabalho para evitar conflitos;
- Agendamento de salas de reunião para otimizar o fluxo.

Muitas empresas que já adotaram essa estratégia relatam benefícios como aumento da produtividade, bem-estar dos colaboradores, retenção de talentos e fortalecimento da cultura organizacional. Além disso, contar com um concierge interno pode até se tornar um diferencial competitivo.
Mas antes de implementar esse conceito que motiva os encontros, incluindo o trabalho de um concierge, é fundamental garantir que a infraestrutura esteja preparada. Aqui estão alguns pontos essenciais a serem avaliados:
- O escritório possui um layout flexível, com espaços multifuncionais?
- O mobiliário é modular, permitindo diferentes configurações?
- O Wi-Fi funciona bem em todos os ambientes?
- Há um ponto fixo adequado para o atendimento do concierge?
- A cultura da empresa prioriza bem-estar e equilíbrio no ambiente de trabalho?
Essa estrutura é essencial para que o serviço funcione de maneira eficiente e se integre à cultura da empresa. Como ressalta Lisandra Mascotto, da RS Design: “Uma empresa que não possui uma cultura focada em relacionamentos, que não está alinhada com os mais recentes valores de bem-estar e flexibilidade, dificilmente terá sucesso ao contratar um concierge interno.”
Portanto, é importante o profissional de arquitetura e design acompanhar e entender as mudanças no universo corporativo, tal como essa inserção do concierge interno nos escritórios, para, quando necessário, elaborar os projetos alinhados com a expectativa da empresa.