E não é que, dessa vez, as especulações sobre qual seria a Cor do Ano da Pantone estavam erradas? Chegamos a publicar, AQUI, que muitos portais de notícias estavam apontando que, para 2025, quem ganharia destaque seria um tom cinza brilhante inspirado nos raios da lua. Mas, nas últimas semanas, o Pantone Color Institute divulgou qual, de fato, será a cor que dominará todas as áreas do design nos próximos 365 dias: Mocha Mousse, um tom marrom quente com base nas nuances do cacau, chocolate e café.
“Sustentada por nosso desejo por prazeres cotidianos, a Moucha Mousse expressa um nível de indulgência pensada. Sofisticada e exuberante, mas, ao mesmo tempo, um clássico despretensioso, a cor escolhida estende nossas percepções dos marrons pé no chão para abraçar aspirações e luxo. Infundida com elegância sutil e refinamento terroso, a Mocha Mousse apresenta um toque discreto e de bom gosto e glamour. Um tom saboroso que nos envolve com seu calor sensorial”, disse Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Instituto.
Alinhamento biofílico
Um dos pontos relativos à Cor do Ano de 2025 tem total importância à arquitetura corporativa. Isso porque o tom amarronzado faz muita referência a elementos naturais, tornando ainda mais prática a adesão a biofilia na hora de incorporar o Mocha Mousse no design dos escritórios e ambientes de trabalho no geral.
O que o Pantone Color Institute alega é que parte da definição da cor do ano se baseou na necessidade de estarmos cercados de produtos orgânicos e de materiais e cores que ligamos a texturas e pigmentos naturais, o que aumenta nossa conexão com o ambiente. Afirmam, também, que essa sincronia com a natureza promove equilíbrio, nutre a alma e impacta positivamente o bem-estar mental.
“Pensamos nessas cores como sendo estáveis, fundamentadas e honestas. Devido ao seu lugar em nosso mundo natural, as consideramos atemporais”, diz o texto de divulgação da Mocha Mousse. O documento menciona, também, que “é uma cor que encontra harmonia e equilíbrio entre as demandas da modernidade e a beleza atemporal da criação artística“.
Através dessa fala também podemos perceber um ponto muito importante quando planejamos espaços que precisam ser duráveis, a exemplo dos corporativos: é um tom que, apesar de ter sido escolhido como a Cor do Ano, não vai “sair de moda”, podendo ser mantido com tranquilidade e segurança. Ideal para empresas que querem renovar o ambiente, mas estão pensando sempre a longo prazo!
Por ser um tom considerado neutro, o marrom pode ser combinado com uma infinidade de outras cores, abrangendo diferentes cartelas que atenderiam às necessidades de identidade visual de qualquer corporação. O que vemos é que, dessa vez, temos uma Cor do Ano totalmente alinhada às principais tendências da arquitetura corporativa: biofilia, flexibilidade, saúde e bem-estar.
Combinações e inspirações
No Espaço do Arquiteto temos uma seção dedicada a ajudar arquitetos e designers a encontrar ideias e soluções adequadas às realidades de seus clientes. Hoje, o “Universo Inspire-se traz, inclusive, um moodboard dedicado à Mocha Mousse, Cor do Ano de 2025 onde é possível observar tonalidades e texturas que, juntas, ajudam a compor um ambiente corporativo confortável, aconchegante e sofisticado.
Nessa mesma seção ainda é possível encontrar cartoons e tours virtuais que contribuem com a seleção de tendências pré-projeto e ajudam na elaboração e planejamento de espaços corporativos ideais para os trabalhadores modernos. Acesse AQUI.