Do escritório para a obra

Carreiras

Relacionamento com equipe de obra - Arquiteto

O arquiteto que coloca a mão na massa está habituado a viver e desenvolver também fora do escritório, afinal, é na obra que o projeto ganha vida, forma e se concretiza. Existem aqueles profissionais que formam um time e buscam sempre garantir essa mesma equipe em todas as execuções, mas nem sempre isso é possível, já que muitas vezes o cliente conta com profissionais de sua confiança para esta fase.

Então, para o arquiteto, é uma garantia de sucesso investir nesta relação com toda a equipe. “Um bom relacionamento é fundamental pois são eles que, diariamente, acompanham e executam todo o projeto idealizado. Os feedbacks constantes são essenciais para que possamos pensar de forma conjunta em soluções criativas inclusive para reparação de problemas na obra”, comenta Roberta Martins, sócia da Tapume Arquitetura.

Um dos pontos-chave deste bom relacionamento é investir na comunicação clara e dinâmica. Quando a comunicação flui bem, tudo fica mais fácil e prático. É justamente a comunicação direta que aproxima o arquiteto da equipe de obra e contribui para que todas as fases sejam cumpridas exatamente como solicitadas, garantindo, também, que as especificações técnicas sejam realizadas com êxito.

Frequentar as obras e conhecer mais a fundo cada movimento faz, do arquiteto, um profissional mais completo e dinâmico, além de contribuir efetivamente para estreitar a relação com a equipe de obras, saber exatamente como está o processo e o andamento do projeto e organizar as operações. “Sem dúvidas conhecer todas as etapas da obra ajuda a tomada de decisão. E isso é importante, também, em casos em que a equipe já está acostumada a sempre realizar o mesmo trabalho, deixando de traçar soluções criativas e mais eficientes para as adversidades”, comenta Roberta que acredita ser fundamental o arquiteto visitar a obra de duas a três vezes por semana.

Problemas sempre existirão – Uma obra sempre passará por situações inesperadas. “Um dos problemas mais comuns que enfrentamos são definições sem prévia discussão com o arquiteto responsável. Muitas vezes essas decisões unilaterais da equipe podem comprometer o resultado final. Em alguns casos, a reparação é reversível, mas os dias adicionais de trabalho podem gerar transtornos na relação arquiteto x cliente”, finaliza Roberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando