Empresas norte-americanas plantam conforto e colhem produtividade

Neuroarquitetura

Adobe9-Credito-Lisandra-Mascotto-RS-Design1 A imersão da RS Design, representada por Lisandra Mascotto, nas empresas norte-americanas – principalmente as instaladas no Vale do Silício – continua. Depois de visitar marcas como Google, LinkedIn e WeWork e trazer suas impressões de forma exclusiva pra o Espaço do Arquiteto (confira esse post clicando AQUI), a empresária uniu-se a um grupo montado pela Smart Workplaces e, junto à Priscilla Bencke, especialista na criação de projetos para ambientes de trabalho e em neuro-arquitetura, foi conhecer os escritórios da Tesla e da Adobe, além de visitar outra filial do Google.

Desta vez o que mais chamou a atenção de Lisandra foi a cultura do trabalhador norte-americano, que se diferencia em grande parte da cultura dos profissionais atuantes no mercado de trabalho do Brasil. “Aqui, nestas empresas do Vale do Silício, as pessoas realmente trabalham em qualquer lugar e em qualquer horário e há um grande investimento no bem-estar dos funcionários por parte dos gestores das empresas”, diz Lisandra.

Arquibanca da Adobe, confortável e repleta de tomadas para conexão dos dispositivos. Crédito: Lisandra Mascotto, RS Design
Arquibanca da Adobe, confortável e repleta de tomadas para conexão dos dispositivos. Crédito: Lisandra Mascotto, RS Design

Outro ponto que merece destaque é que, em território norte-americano, as empresas realmente parecem ter percebido que investir em conforto e infraestrutura para a equipe de profissionais resulta em produtividade e motivação, gerando impactos positivos nas inovaçõese no desenvolvimento das companhias. “Todo o ambiente propicia novas ideias. São espaços incríveis, pensados estrategicamente para motivar as pessoas e extrair o melhor delas”, complementa Lisandra.

Na Adobe, esse espírito de colaboração prevalece. Por lá, durante a visita, Lisandra encontrou duas brasileiras que trabalham há mais de duas décadas na empresa e relataram que a marca investiu em uma ampla reformulação para atender às demandas da nova geração de profissionais. “O clima na Adobe é muito harmonioso. Com diversos espaços colaborativos e áreas de descompressão, a empresa criou um ambiente de trabalho muito agradável”, disse a respeito do escritório que oferece espaços para reuniões informais em confortáveis sofás, áreas com grande diversidade de pufes, arquibancadas instaladas na escadaria e prontas para receber trabalhadores com seus dispositivos que necessitam de energia elétrica, e espaços dedicados à descontração e integração entre os times.

Já a Tesla aplicou aos seus espaços de trabalho toda a modernidade e o futurismo que agrega a seus produtos altamente inovadores. A marca da empresa está constantemente estampada nas paredes, bem como fotografias de seus produtos que dominam os cenários internos. Por lá há, também, diversas posições de trabalho, desde bancadas tradicionais que promovem toda a ergonomia ao profissional, até pontos com poltronas, sofás e pufes que são utilizados por todos os trabalhadores para desenvolver suas reuniões e suas atividades.

Neste segundo dia de visitas, Lisandra também foi conhecer outra unidade do Google: a Googleplex, também chamada de Google Mountain View. Criada com base em um campus universitário, a Googleplex realmente assume ser gigante.

Seguindo o padrão de oferecer tudo o que o funcionário precisa para sentir-se bem acolhido enquanto desenvolve suas atividades profissionais, o espaço é conhecido por oferecer comidas e bebidas de forma gratuita ao longo de todo o dia. Essa ideia é interessante para que os profissionais tenham sempre a mão algum snack saudável e, também, para evitar que ele se disperse fora do campo de trabalho em busca de algo para “beliscar”. São ações que também vão ao encontro dos conceitos de neuro-arquitetura que visam instigar todos os sentidos dos profissionais, incluindo o paladar.

Meio ambiente e sustentabilidade – Lisandra também enfatizou, após visitar muitas empresas instaladas nos EUA, que há uma real preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade. “Os prédios em sua maioria são sustentáveis sendo que alguns têm, inclusive, hortas próprias para que os funcionários possam colher seus alimentos”, afirma.

Fique atento às postagens do Espaço do Arquiteto. Nos próximos dias serão publicadas informações diversas sobre a edição 2018 da conferência da ANFA (The Academy of Neuroscience for Architecture), evento que será realizado entre 20 e 22 de setembro.

Abaixo você pode conferir uma galeria completa com imagens dos espaços de trabalho da Adobe, Tesla e Googleplex:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando