Um post recente aqui no Espaço do Arquiteto (veja AQUI) trazia, para o debate, os escritórios instagramáveis. O texto, que enfatizava qual imagem as empresas transmitem na era da exposição via redes sociais, mencionava a criação de um espaço exclusivo para que as pessoas fizessem fotos e postassem nas redes como uma estratégia interessante de engajamento e construção da imagem da empresa.
Mas o mercado está indo mais longe, aplicando, a essa ação, outras funções. Segundo a Revista Exame, algumas empresas estão investindo em escritórios instagramáveis para atrair trabalhadores para o presencial. O foco está em reter funcionários por meio de ambientes mais divertidos e agradáveis. Afinal, se muita gente enfrenta fila para almoçar em um restaurante que tem várias áreas visualmente incríveis para fotos, por que não iriam para escritórios com esse mesmo perfil?
A matéria – que pode ser acessada AQUI – diz que permitir que os colaboradores produzam imagens interessantes do seu ambiente de trabalho para estampar o feed de suas redes sociais pode ser um caminho para que eles se sintam motivados a ir trabalhar presencialmente. O texto, inclusive, usa o termo “escritório da inveja”. O que eles querem dizer é que em um momento onde a vida na rede social “precisa” se mostrar perfeita e feliz, a apresentação de um escritório gostoso de frequentar se torna motivo para a presença e para a transmissão da mensagem de que o trabalho não é tão tedioso quanto pode parecer.
A ideia surgiu com empregadores que passaram a utilizar a estética das mídias sociais para atrair talentos da mesma forma em que aproveitavam a possibilidade de oferecer benefícios diferentes dos comuns, como a liberação de cerveja gratuita ao final do expediente, para que os trabalhadores do mercado se sentissem interessados a migrar para aquela companhia.
“É tudo criação da imagem corporativa. As empresas agora querem que o design de seus escritórios seja visível não apenas para os funcionários, mas também para todos nas redes sociais“, diz o texto. Aliás, isso foi exatamente o que enfatizamos no post mencionado no início desse post.
Porém, a publicação também mostra alguns riscos, deixando claro que não basta colorir paredes e aplicar designs mais divertidos. É preciso estratégia. E, para isso, nada melhor do que contratar um profissional de design ou arquitetura que saberá exatamente como criar um ambiente instagramável, mas que seja muito útil para o dia a dia dos colaboradores, ultrapassando a barreira da foto e se tornando um local de uso contínuo. A Exame, inclusive, menciona que “para alguns funcionários, todas essas paredes decorativas parecem projetadas para mascarar a inconveniência de layouts que economizam espaço”.
Portanto, é valioso que os todos os espaços no escritório sejam preparados com propósito, funcionalidade e estímulos para potencializar as habilidades das pessoas. Mesmo um espaço “instagramável” pode estar inserido dentro desses conceitos, tornando-se um destaque para a divulgação da empresa e realmente fazendo parte da dinâmica do escritório.