Utilizado desde a década de 70, o estilo industrial vem ganhando corpo e dominando diversos espaços residenciais, comerciais e corporativos. Com predominância das cores preto, branco e cinza (mas aceitando cores quentes e vibrantes nos detalhes), trata-se de uma decoração que enaltece o visual inacabado e os elementos tradicionais das fábricas para criação de um ambiente único, singular e repleto de personalidade.
Um dos pontos fortes da aposta em uma decoração que segue a linha industrial é a possibilidade de mesclar diferentes elementos, visto que é possível ligar uma parede de tijolos aparentes à uma iluminação composta por trilhos e revestimentos que remetem ao cimento queimado, além, claro, de apostar em peças mais rústicas, madeiras fortes, metais e objetos de ferro e aço.
A tubulação aparente é um dos itens mais aceitos neste tipo de projeto. Com canos visíveis, o espaço abraça ainda mais essa tendência. E investir nessa ideia permite também brincar com a iluminação, que pode ser direcionada sem a necessidade do rebaixamento do teto por gesso. Uma ideia que promove agilidade e também economia à obra.
E mesmo que a predominância do local seja o estilo industrial, é possível mesclá-lo com outras ideias: vale a pena planejar detalhes vintage ou mesmo modernos. O resultado costuma ser único e muito interessante.E é aqui, justamente, que entra toda a experiência e o conhecimento técnico e prático do profissional de arquitetura ou design de interiores. Somente ele consegue criar essa mistura de estilos tornando o projeto incrível. É o que comenta a arquiteta Rebeca Maaldi, sócia do studioHub: “acreditamos que a contratação da consultoria de um arquiteto pode ser fundamental para uma composição acertada de diversos materiais e texturas, o que torna os ambientes ricos e personalizados”.
No ambiente corporativo, é um estilo que casa muito bem com espaços amplos, no formatoOpen Space. Principalmente em se tratando de um ambiente realmente rústico, onde é possível remover o forro do teto e manter toda a tubulação a vista. E isso só é possível quando não há muita divisão do ambiente, com paredes necessariamente altas e segmentações por departamento. O espaço livre também liberta a criação.
Apostar em iluminação não embutida, abusando de luminárias rústicas, traz essa referência ao estilo industrial mesmo para espaços mais tradicionais. Além disso, é bacana deixar as cores neutras em sua amplitude, principalmente nas paredes, revestimentos e grandes peças de mobiliário, aplicando tons mais vibrantes nos detalhes da decoração.