Jardim vertical – Falta de espaço não é mais desculpa

Tendências
Jardim vertical – Falta de espaço não é mais desculpa
Escritório de Advocacia com mobiliário da RS Design e jardim vertical ao fundo. Mesmo um ambiente mais sóbrio fica ótimo com o verde do chão até o teto. Crédito: Divulgação RS Design

Desde que os jardins verticais caíram nas graças dos brasileiros, falta de espaço deixou de ser desculpa para não investir em um ambiente mais agradável, fresco e com vida. Planejado e estruturado em paredes e muros, por menores que sejam, este tipo de vegetação tem sido cada vez mais utilizado em projetos corporativos e residenciais.

Os jardins verticais, que podem ser naturais, artificiais ou preservados (conforme tabela abaixo) proporcionam uma infinidade de vantagens: são agradáveis aos olhos, melhoram a qualidade do ar (reduzindo as chances de problemas respiratórios) e ajudam a regular a temperatura do espaço. Representam uma chance de conexão entre o homem e a natureza mesmo no meio de uma megalópole. Quando inseridos no ambiente de trabalho, então, promovem uma redução do estresse do dia a dia. O que, somado às outras vantagens já citadas, é uma ótima arma contra a queda da produtividade da equipe.

A harmonização paisagística de um jardim vertical está envolta em tantas possibilidades que é difícil pensar uma forma de um projeto verde não ficar bom. Um jardim pode ser combinado a qualquer estilo, em qualquer ambiente. No corporativo, podemos pensar em jardins aplicáveis a recepções, promovendo um maior conforto para quem espera, e também para os ambientes internos de trabalho, seja em salas executivas ou de reuniões. Para isso, basta fazer a escolha certa tanto do sistema do jardim vertical quanto das plantas que ali serão cultivadas.

Hoje em dia, inclusive, é possível apostar num sistema chamado F+P que, baseado na hidroponia (técnica de cultivo de plantas sem solo na qual as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e nutrientes), permite a adaptação da vegetação natural a fachadas com qualquer grau de inclinação.

“O sistema hidropônico garante que haverá baixa manutenção. Quando as condições são boas, as plantas se desenvolvem na sua plenitude. Este sistema favorece a interação entre elas, permitindo que novas espécies introduzidas no jardim vertical se adaptem ao ambiente imediatamente”, comenta Adriano Watanabe, diretor de operações e paisagista da Vertical Garden. Para garantir o sucesso do jardim vertical o importante é escolher as espécies de acordo com clima, local, vegetação nativa, quantidade de luz e umidade. Assim, acredita-se que o jardim hidropônico pode permanecer em ótimas condições por mais de 50 anos.

Além de serem extremamente interessantes esteticamente, os jardins verticais vêm conquistando aqueles que querem investir em uma pequena horta,até mesmo no escritório. Que tal oferecer temperos frescos para que seus colaboradores invistam em refeições locais mais saborosas? E este formato de cultivo hidropônico é ainda mais interessante para quem busca plantar verduras e legumes. Como as plantas crescem graças à uma solução composta por água e nutrientes em vez de terra, elas demandam menos espaço para se desenvolver. Além disso, especialistas apontam que esse formato faz com que as mudas cresçam 40% mais rápido.

As vantagens dos jardins verticais extrapolam o ambiente interno. O investimento em áreas verdes, principalmente em grandes metrópoles que cresceram de forma pouco planejada e se tornaram prioritariamente cinzas, é um dos mais aceitos por diversas nações. Na China, os jardins verticais serão importantes aliados na luta contra a poluição. No país onde o ar puro está em falta e é comum observar pessoas utilizarem máscaras para caminhar pelas ruas, o escritório italiano Stefano Boeri Architetti deve construir, até 2018, duas torres verdes (também chamadas de florestas verticais) para ajudar na regeneração da biodiversidade local. As torres serão responsáveis por absorver 25 toneladas de CO2 por ano, produzindo cerca de 60kg de oxigênio por dia.

Hoje em dia, a sustentabilidade é um dos temas mais discutidos e especialistas estão cada vez mais em busca de alternativas para trazer, de volta ao nosso meio ambiente, um pouco de vegetação. Por décadas vivemos um desenvolvimento desenfreado que pouco pensou na importância da manutenção da natureza e, agora, essas soluções são indispensáveis para garantir qualidade de vida às populações.

Jardim vertical – Falta de espaço não é mais desculpa
Fonte: Reprodução Vertical Garden
Jardim vertical – Falta de espaço não é mais desculpa
Fonte: Reprodução Vertical Garden
Comentários em “Jardim vertical – Falta de espaço não é mais desculpa
  1. Bom dia equipe RS Design!

    Parabéns a todos pela matéria super explicativa e com informações relevantes.

    Atualmente trabalho com plantas e flores artificiais em geral, desde folhagens para painéis até arvores para projetos de arquitetura, design e decoração. Caso tenham interesse em maiores informações, entrem em contato através do e-mail [email protected]

    Secesso a equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando