A área de arquitetura e urbanismo é vasta e recheada de possibilidades. Ao contrário do que o senso comum muitas vezes define, o trabalho do arquiteto urbanista não se limita à atuação na arquitetura de interiores. Para o profissional formado, as possibilidades são inúmeras: atuar com residências, espaços corporativos, edifícios, indústrias, centros comerciais, paisagismo, design de móveis e de utensílios, comunicação visual, planejamento de condomínios, bairros e cidades, revitalização de áreas urbanas degradadas… Ufa!
Para entender um pouco melhor quais são as possibilidades de atuação para quem opta por este curso de graduação, conversamos com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Anhanguera Santana, o professor José Roberto Cosentino. Quando o ainda estudante se vê cursando arquitetura e urbanismo, logo ele é apresentado a todas as áreas em que poderá se desenvolver. Essa base, oferecida pela graduação, é fundamental para que o aluno vá se encontrando no que lhe desperta mais interesse. “Em função da enorme oferta de possibilidades, é difícil um estudante não se encontrar dentro do curso. Qualquer que seja a afinidade do aluno, será fácil achar o caminho. Durante o desenvolvimento das aulas, o estudante passa por experiências em todas as áreas e deve sentir em que momento mais se identifica e qual das disciplinas mais o encanta para começar a trabalhar e se dedicar à ela”, comenta Cosentino.
Sabendo que a formação universitária dá o caminho das pedras e apresenta todas as possibilidades, a extensão se tornou ainda mais indispensável na profissão. A especialização traz, ao profissional, uma expertise e dedicação exclusivas àquele segmento da arquitetura, permitindo que ele se dedique a um campo desenvolvendo as atividades ali envolvidas e ganhando destaque no mercado de trabalho. “Hoje a especialização deixou de ser um complemento à formação e passou a ser uma opção quase que obrigatória, um diferencial que deve ser visto quase como uma obrigação”, declara o professor.
Mas, como sempre, a grande dica é se dedicar à área onde o profissional mais sente identificação, realmente, mesmo que isso reflita em uma maior concorrência no mercado de trabalho. “Um único conselho que dou depois de 30 anos de formado é que o aluno escolha o que realmente gosta, que seja sua paixão e, então, o sucesso é certo. Paixão pelo que faz”, finaliza o professor que acredita que sucesso na profissão está diretamente ligado à dedicação e ao apreço pelo desenvolvimento das atividades.
Confira algumas especializações interessantes para otimizar o seu currículo:
Arquitetura, criança e cidade – Belas Artes – São Paulo
http://www.belasartes.br/pos-graduacao/?pagina=cursos&curso=arquitetura-crianca-e-cidade
A Belas Artes acaba de lançar um novo curso de pós-graduação. Desenvolvido ao longo de três semestres para arquitetos e urbanistas, antropólogos, sociólogos e pedagogos que visam trabalhar a relação entre arquitetura, criança e cidade. Trata-se de um curso que contribui com o desenvolvimento das habilidades necessárias para a interpretação e transformação da cidade contemporânea a fim de incluir a criança e seus direitos. O curso aborda desde o habitat e políticas públicas até metodologias lúdicas.
Arquitetura comercial & Visual merchandising – FMU – São Paulo
http://posgraduacao.fmu.br/cursos.php?curso=65&_ga=1.80513361.730553491.1481716383
A FMU oferece um curso de especialização lato sensu que fornece subsídios aos alunos para identificar, conceber e estruturar projetos voltados a espaços comerciais. Durante o curso, os inscritos aprendem como as marcas definem espaços tridimensionais nos pontos de contato com o público, como funciona a dinâmica do consumo contemporâneo, como devem ser elaboradas as composições de custo e quais os princípios para gestão e execução completa da obra.
Construções sustentáveis, gestão, certificação, projeto e execução – FAAP – São Paulo
Na FAAP, este curso de pós-graduação contribui com o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas aos princípios de sustentabilidade das construções. Ao longo das aulas, os alunos aprendem a garantir os melhores resultados no que diz respeito aos impactos socioambientais das obras. Trata-se de um curso destinado a arquitetos, urbanistas e engenheiros.
Concepção e Gestão de Projetos de Arquiteturas Metropolitanas – Mackenzie – São Paulo
O Mackenzie oferece um curso de especialização que atende às demandas atuais da arquitetura contemporânea. Ao longo dos semestres os alunos aprendem abordagens conceituais espaciais, além de obter conhecimento específico sobre detalhes construtivos que antecedem um projeto de arquitetura e aspectos gerenciais de um escritório de arquitetura e design.
Crédito da foto: Designed byFreepik