Natureza x Produtividade

Projetos corporativos
show-room-corporativo-RS-Design
O show room da RS Design incorpora diversos elementos naturais. Crédito: Divulgação RS Design

É fato que a natureza faz bem tanto à saúde física quanto à saúde mental e que os escritórios humanizados têm ciência de que trazer natureza para dentro dos ambientes de trabalho é muito mais do que uma ferramenta de design, mas um mecanismo para promover a produtividade da equipe.

Uma pesquisa divulgada pela Human Spaces sobre a interferência do espaço físico no comportamento humano afirma que quando expostos a ambientes com elementos naturais o time melhora em 6% sua produtividade e em 15% sua criatividade. Além disso, há também aumento de 15% na sensação de bem-estar.

Complementando a pesquisa da Human Spaces, o Journal of Clinical Sleep Medicine, publicação bastante renomada no meio médico, declara que a luz natural e a conexão com a natureza melhora em até 25% o desempenho das pessoas.

Tudo isso já bastaria para que todo escritório, independentemente de sua área de atuação, investisse em uma modernização para trazer a natureza para dentro de seu ambiente de trabalho, seja pela inserção de plantas naturais seja pela aplicação de elementos como painéis, texturas e cores que remetam à natureza. Mas os dados vão ainda mais longe. Uma pesquisa realizada pelo Centro Médico Universitário de Amsterdã, na Holanda, com 350 mil pessoas conclui que quando 90% da área ao redor da residência é de verde, apenas 10,2% dos moradores não se sentem saudáveis. Enquanto isso, quando apenas 10% do entorno é de verde, 15,5% relatam problemas de saúde.

Planejada pela RS Design, essa área de escritório humanizada também considera a importância do verde. Crédito: Divulgação RS Design
Planejada pela RS Design, essa área de escritório humanizada também considera a importância do verde. Crédito: Divulgação RS Design

Com tantos indicadores de que sim, a natureza faz bem à saúde, o contato com o verde passou a ser interpretado como parte da medicina preventiva. No início dos anos 2000, ToveFjeld, pesquisadora da Noruega, apontou que em espaços corporativos reclamações sobre dores de garganta diminuíram mais de 20% depois que o espaço foi redecorado adotando mais vegetação.

Essa percepção é indispensável para que possamos melhorar o presente e garantir menos problemas no futuro. Considerando que a ONU prevê que até 2030 60% da população mundial viverá em ambientes urbanos, é muito importante considerar essa conexão entre homem e natureza para a melhoria desses espaços sociais.

E mudar o ambiente de trabalho é apenas uma ponta de todo esse emaranhado que exige o planejamento e a transformação também de todas as cidades que precisam investir em mais espaços naturais e menos espaços construídos. Ou, ao menos, garantir que os espaços construídos incorporem a necessidade do verde e da vida.

Você sabe o que é biofilia?

Biofilia é uma tendência natural do “amor à vida”. Popularizado pelo ecólogo norte-americano Edward O. Wilson, o termo define que os seres humanos têm uma ligação emocional com todos os seres vivos e a natureza. A ideia é de que ao longo da evolução, os seres humanos foram programados para dar muito mais valor (e amor) a tudo o que tem vida e seria justamente por isso que estar imerso em ambientes mais naturais traz maior sensação de bem-estar.

infografico_natureza2_desktop-02

infografico_natureza2_mobile-02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando