*por Lisandra Mascotto
Chicago no verão tem aquela temperatura agradável, na minha opinião, que começa com um friozinho de manhã, sobe durante o dia para uns 25º, para depois cair novamente à noite.
Foi com esse clima que visitei a cidade, conhecida como o berço da arquitetura moderna e do arranha-céu americano, com uma paisagem urbana repleta de relevância histórica. O próprio The Mart, local da 55ª edição da NeoCon, é uma estrutura de importância, sendo o maior edifício comercial da cidade.
Então, vamos falar de NeoCon!
É considerada um dos maiores eventos do segmento de mobiliário corporativo do mundo e aconteceu entre os dias 10 e 12 de junho.
Simultaneamente à NeoCon aconteceu o Design Days no Fulton Market , que apresentou os avanços que o design dos produtos podem oferecer para melhorar a vida das pessoas. À apenas 1,6 km de distância um do outro, ambos locais ofereceram muitas opções para os aficionados por design corporativo. Enquanto o The Mart é o maior edifício comercial, centro de design do mundo e um dos principais locais de negócios internacionais de Chicago, o Fulton Market trocou sua antiga imagem de “distrito de armazéns” por um destino de design mais animado e descolado nos últimos anos.
Podemos dizer que o Design Days no Fulton Market é semelhante ao Fuorisalone, que acontece fora do Salão do Móvel de Milão, guardadas as devidas proporções. Em Milão, normalmente, são mais de 1.500 ativações com exposições para o público, enquanto no Design Days foram algumas marcas que fizeram apresentações fora da feira. No entanto, acredito que a tendência é o evento crescer conforme novas empresas forem aderindo.
Continue comigo nesse artigo que vou falar o que vi por lá…
Principal conceito de Design mundial no momento
Existe um aumento significativo de mobiliário com conceito de flexibilidade, que promova a mobilidade no escritório, com materiais acústicos, com a utilização da tecnologia para facilitar a vida das pessoas e outros recursos interessantes, mas nenhum outro conceito ficou tão evidente quanto a importância da sustentabilidade.
Desde a concepção de um novo produto, passando pela cadeia produtiva, envolvendo o pensamento da economia circular, reciclagem e reuso de materiais, considerando como mitigar os problemas do planeta, incluindo o descarte final. Trata-se de muito mais do que criar um produto com conceito reciclável ou que utilize materiais reciclados; é sobre adotar uma mentalidade sustentável para realmente promover uma mudança no comportamento da sociedade.
Separei alguns exemplos interessantes e que, inclusive, ganharam prêmios de sustentabilidade do próprio evento.
DESIGN DAYS 2024 no Fulton Market
Separei também alguns destaques do Design Days: mostras com apresentações coloridas, joviais, que também seguiram conceitos de sustentabilidade e tudo o que envolve a economia circular no processo produtivo de um mobiliário.
Foi interessante ver os diversos expositores, traduzindo na forma de produtos, as maneiras de melhorar a vida das pessoas, além dos ambientes de trabalho, pensando na nossa vida como sociedade e principalmente como habitantes desse planeta.
Foram mais de 400 expositores no The Mart, além das diversas mostras no Design Days, fornecendo acesso para a comunidade de design comercial, arquitetos, usuários finais, fabricantes, revendedores, provedores de serviços, associações, educadores, estudantes e mídia. Enfim, pessoas com a missão de disseminar as inovações para os ambientes de trabalho.
Eu também me sinto com essa missão de transmitir essas novidades para melhorar a forma de trabalhar das pessoas. Acredito plenamente que a informação é nossa melhor ferramenta para vivermos melhor. E como o nosso trabalho ocupa grande parte de nossas vidas, é importante estarmos sempre atualizados para promover espaços melhores, significativos e é claro, sustentáveis!
Veja mais fotos e vídeos na galeria abaixo:
* Lisandra Mascotto, da RS Design, é especialista em mobiliário corporativo, tem mais de 30 anos de experiência no segmento e atua com conceitos que estimulam conexões entre as pessoas, por meio do mobiliário, colaborando em projetos corporativos humanizados e funcionais.