A consultoria McKinsey & Company divulgou, na última semana de junho, uma pesquisa que pode auxiliar o mercado de arquitetura corporativa a traçar novas estratégias para os próximos meses.
A fim de analisar o comportamento das companhias dos Estados Unidos no segundo semestre de 2020, quando viveremos uma nova fase da pandemia do novo coronavírus, entrevistou 100 executivos de empresas instaladas em todo o território norte-americano e que atuam em diferentes setores da economia. Como resultado, encontrou dados interessantes e, como sabemos, os EUA ditam muitas tendências e vários comportamentos observados lá acabam se repetindo no Brasil.
Segundo a pesquisa, esses executivos, em média, esperam ter 80% de seus times de volta ao local de trabalho até setembro. Até dezembro, acreditam que terão 88% de sua força de trabalho já na ativa. O que nos permite visualizar como serão os escritórios entre julho e dezembro deste ano.
Se algumas pessoas cogitavam que muitas empresas não retornariam aos seus ambientes corporativos, mantendo todos seus colaboradores trabalhando remotamente, os resultados do estudo também sugerem que os executivos, de forma geral, não estão considerando, como um “novo normal”, o trabalho remoto para todos os profissionais.
A ideia, representada pelos gráficos que você pode conferir clicando AQUI, é a de que quatro em cada dez entrevistados afirma que o home office permanente só poderia ser aplicado a menos de 1/4 dos colaboradores. Isso sem falar que 2/3 dos entrevistados disseram que nenhum funcionário de campo poderá trabalhar no formato remoto de forma indefinida.
Outro ponto interessante da pesquisa elaborada pela McKinsey está no fato de que 76% dos entrevistados confirmaram ter implementado – ou ao menos planejado – pelo menos uma medida de segurança proposta pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, que envolve limitar o contato interpessoal; diagnosticar e isolar pessoas potencialmente contaminadas; ampliar as medidas de limpeza e higiene; e investir no uso de máscaras e outras formas de equipamentos de proteção individual.
Esse dado mostra que esses executivos estão atentos às formas de continuar lutando contra a disseminação da COVID-19 ao mesmo tempo em que proporcionam um retorno seguro dos seus colaboradores ao trabalho.
A RS Design divulgou recentemente um e-book sobre a retomada dos escritórios que está de acordo com o que mostra a pesquisa da McKinsey. Clique AQUI para baixar.