Onde encontrar boas fontes de inspiração para a arquitetura?

Tendências

Onde encontrar boas fontes de inspiração para a arquitetura?

A busca por inspirações e pela ampliação da capacidade criativa têm sido alguns dos objetivos dos arquitetos que acreditam que é preciso inovar sempre. Hoje o óbvio parece ser acessar redes sociais como Pinterest e Instagram observando e curtindo projetos e estudos de parceiros de profissão. Mas é indispensável não se limitar à Internet para encontrar boas fontes de estudo e de inspiração.

É o que acredita Robson Gonzales, arquiteto e urbanista pós-graduado em acessibilidade. Para ele, é preciso abrir os olhos para o mundo. “Ler, observar, planejar, discutir e viajar são exercícios imprescindíveis à boa arquitetura. Imagens de sites são boas, mas são inertes. Arquitetura precisa de movimento, de sentido e direção. Nem sempre boas fotos refletem boa arquitetura”, menciona.

Mas quais os melhores caminhos para quem busca se motivar e expandir seus horizontes? São diversas as possibilidades e, como declara Lisandra Mascotto, da RS Design, “o importante é manter a mente aberta e encontrar inspiração até mesmo ao ver uma barraca de frutas, afinal, tudo dependerá do direcionamento do próprio olhar”.

Onde encontrar boas fontes de inspiração para a arquitetura?
Barraca de frutas e vegetais em Veneza, Itália. Crédito: Lisandra Mascotto

Para Arthur Parolin, estudante de arquitetura do interior de São Paulo, viajar promove uma troca de ideias e de culturas incrível. “A arquitetura está em tudo. Podemos visitar locais a lazer ou a trabalho e, durante o passeio, encontrar um espaço interessante ou mesmo uma pessoa que nos conte algo que nos desperta o desejo de projetar”, relata.

E se a arquitetura está em tudo, como comenta Parolin, o dia a dia também pode reservar excelentes fontes de inspiração. É o que afirma o também estudante Márcio D’campos: “é ótimo andar pelas ruas com o simples propósito de observar, sem pressa e compromissos. Com a correria que vivemos hoje em dia, deixamos de perceber pequenas coisas inspiradoras que estão à nossa volta”.

Pensando em leituras que inspiram, antes do advento da Internet, as bibliotecas ficavam sempre cheias de pessoas em busca de conteúdo. E é nos livros e nos estudos acadêmicos que o universitário de Minas Gerais, Bruno Fabiano, apoia muitas de suas fontes inspiradoras. Dentre os diversos títulos e monografias que ele indica para quem está na área, destaque para o “Estudo das Relações entre a Arquitetura e a Música”, escrito por Agnes Costa Del Comune na conclusão do curso de arquitetura e urbanismo em 2010.

O texto mostra que as relações entre arquitetura e música existem desde a antiguidade e promete despertar a criatividade de quem acredita que qualquer tipo de arte pode ser uma excelente referência para a criação arquitetônica. “Há, inclusive, uma edificação na qual o arquiteto utilizou da sobreposição de uma partitura no terreno para então posicionar os elementos do projeto. Além disso, utilizou questões musicais como melodia, harmonia e ritmo em toda a construção”, detalhou sobre um projeto para uma escola técnica de música relatado na monografia mencionada acima.

Um outro bom exemplo desta mescla é o projeto do escritório israelense Neuman Hayner Architects que, em parceria com o arquiteto Gal Karni, estudou a construção de um conservatório totalmente inspirado nas cinco linhas horizontais das partituras, um projeto que integra espaços públicos e privados e ainda considera demandas acústicas e de eficiência energética.

Simplificação na Internet – Paulo Capel, arquiteto, sugere uma preocupação com a simplificação dos projetos apresentados na Internet. Segundo ele é preciso tomar certo cuidado para que não limitemos a arquitetura à fotografia da obra concluída, pois o estudo precisa ser reconhecido pelo todo e não apenas pelo seu resultado final. “A Internet é maravilhosa! Quando eu teria oportunidade de ver tantos trabalhos legais de profissionais que não são tão famosos por aí? Só na Internet mesmo! Mas o que acontece é que nossa profissão sempre foi vista como supérflua e, com a chegada das redes sociais, todo o desenvolvimento do projeto, o programa de necessidades, usos, dimensões, ergonomia e vários outros estudos que utilizamos na arquitetura não aparecem para as pessoas. E, por isso, hoje a arquitetura acaba sendo, muitas vezes,subestimada”, desabafa.

Desligando para inspirar – Estamos cercados o tempo inteiro por informações. Muitas vezes, para chegar a uma inspiração, é interessante se desligar um pouco do mundo. Cerrar as referências e permitir que as ideias se concretizem de forma mais instintiva pode ser um bom caminho. “Ter um tempo sem interferências como celular, televisão, internet e barulhos, faz a mente fluir. É como orar ou meditar. Ter um tempo para a mente se organizar faz enxergar as coisas sob um novo olhar. O fundamental é captar a informação, mas dar tempo para que ela seja processada”, comenta Roger Mafra, que atua com design industrial e acredita que todos que trabalham com projetos precisam deste tipo de artifício para seguir com suas rotinas de criação.

Chegamos, então, à conclusão de que fontes de inspiração não faltam desde que a pessoa esteja com a mente aberta e o olhar treinado para absorver tudo o que está à sua volta.

Boas inspirações para você!

Comentários em “Onde encontrar boas fontes de inspiração para a arquitetura?
  1. Gostei muito de saber que desenhos a mão estão sendo valorizados, trabalho a trinta anos com arquitetura e todos meus desenhos são a mão, adoro desenhar de croquis a projetos complexos , tenho visto uma valorização deste tipo de trabalho nos últimos anos.

  2. Dicas pontuais, muito importante para o desenvolvimento do profissional . Tem que haver uma busca constante. Buscar inspiração, criar novos elementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando