A conquista de um espaço de trabalho agradável, confortável e que estimule a produtividade e a motivação da equipe tem sido cada vez mais uma das exigências dos empresários brasileiros. Não é à toa que diversas publicações destacam as características físicas dos escritórios de algumas das empresas mais bem sucedidas mundialmente, como Facebook, Google e Apple.
No post de hoje não falaremos apenas de design, decoração e da criação de espaços de convivência nestes ambientes. Entraremos em um tema mais estrutural: a opção pela instalação de piso elevado.
Grande aliado do arquiteto na hora da montagem do projeto, o piso elevado tem vantagens e desvantagens e é importante saber analisar criteriosamente a atual situação do empresário, suas necessidades e urgências e também ter, em mente, o budget disponibilizado para a montagem.
Por criar uma área livre entre a laje e o revestimento, o piso elevado permite a passagem de todo o cabeamento e a fiação do escritório. Uma mão na roda para quem busca versatilidade e praticidade. “O piso elevado é uma das melhores soluções para ambientes corporativos que precisam de praticidade na manutenção e de projetos flexíveis que acompanhem o crescimento e a rotatividade da empresa, sem abrir mão do design”, comenta Patricia Coelho, da RCervellini, empresa com quase 40 anos de experiência no mercado de construção civil.
Porém, para instalar um piso elevado é importante que esta opção seja considerada no início do projeto arquitetônico, afinal exige toda uma estruturação especial. Mas e quando a empresa recebe as chaves de seu novo espaço comercial e precisa alocar sua equipe com agilidade para otimizar sua produção? Mexer na estrutura da sala nem sempre é a alternativa mais ágil. Nessas horas é possível considerar a escolha de mobiliário de alta qualidade preparado especialmente para locais que não contam com o piso elevado. Como, por exemplo, a linha SSL8, da RS Design, que foi projetada com ótimo acabamento, visando sempre a funcionalidade e a praticidade.
Modular, é uma linha que conta com estações de trabalho completas com eletrocalhas para a passagem de fios e cabos, oferecendo, também, postos para instalação de dados, voz e energia. Além disso, é possível inserir biombos com alturas variadas, com ou sem vidros, e divisórias também adaptadas para a passagem de cabeamento. Ou seja, mesmo que não seja viável a opção pelo piso elevado, a escolha correta do mobiliário atenderá completamente a necessidade da empresa.
Revestimentos para pisos no escritório
Pensando em revestimento, hoje em dia, as alternativas são muitas e não ficamos mais restritos às mesmas soluções de acabamento quando optamos pelo piso elevado. Confira, abaixo, algumas opções de revestimentos indicadas pela RC Pisos para aliar personalização à funcionalidade do piso elevado:
Carpetes em placa – Ponto para a facilidade de limpeza e manutenção desta opção que está disponível em diversos tipos de padrões, texturas e cores.
Piso vinílico clicado ou colado – Quem opta pelo piso vinílico leva uma das alternativas mais modernas, que oferece conforto térmico e acústico ao ambiente.
Piso laminado clicado – Quem busca o melhor custo encontra, no laminado clicado, um excelente custo benefício, já que é uma opção em conta que também garante facilidade na hora da limpeza e manutenção.
Para a escolha ideal, o principal é conhecer realmente as necessidades do empresário. Saber qual o tipo de trabalho que a empresa desenvolve, conhecer a rotina dos trabalhadores, o tipo de movimento que o escritório recebe no dia a dia e quais as perspectivas futuras. As opções listadas acima, por exemplo, são muito versáteis e atendem diversos formatos de escritórios, inclusive aqueles que visam uma expansão futura, como comenta Patrícia: “qualquer uma das três sugestões listadas acima, se bem cuidadas, ainda podem ser reaproveitadas em uma eventual mudança de espaço físico”.
Por se tratar de uma escolha mais estrutural, é comum que muitos clientes não conheçam a fundo as vantagens e desvantagens do piso elevado. Desta forma, fica nas mãos do arquiteto explicar exatamente os prós e os contras para que, juntos, possam chegar na solução mais interessante para aquele momento.