“O ambiente físico do local de trabalho tem um efeito significativo na maneira como trabalhamos. Quando nosso espaço está uma bagunça, nós também estamos”. É assim que Libby Sander, professora de comportamento organizacional na Bond University Business School e diretora do Future of Work Project, inicia seu artigo sobre a gestão do estresse no portal Harvard Business Review.
A especialista, cuja pesquisa examina o efeito do ambiente de trabalho físico na cognição, afeto e desempenho, enfatiza que a bagunça faz o colaborador perder muito tempo tentando se achar antes de iniciar a jornada produtiva. Seja a busca por um papel específico em meio à papelada, seja a busca por um arquivo que não foi salvo no local apropriado na área de trabalho do computador.
No texto (que pode ser lido AQUI), Libby afirma que espaços desordenados podem impactar negativamente os níveis de estresse e ansiedade, diminuindo a capacidade de foco e concentração e, até mesmo, prejudicando escolhas dos colaboradores na hora de se alimentar e cuidar da saúde.
“Você pode pensar que não se incomoda com seus arquivos abarrotados ou com as pilhas de papel sobre a mesa. Mas cientistas do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton mostram que nossos cérebros gostam de ordem e que a desorganização drena nossos recursos cognitivos“, diz na publicação que também afirma que quando os trabalhadores param alguns momentos para organizar o espaço de trabalho eles ganham capacidade de concentração e de processar informações, o que aumenta a produtividade.
Do ponto de vista do espaço físico, o layout do escritório pode ajudar ofertando mobiliários específicos para armazenar tudo o que não está em uso contínuo.
Armários e gaveteiros para a organização das mesas e bancadas
Independentemente da escolha por bancadas coletivas, onde as pessoas deixam de ter suas estações fixas de trabalho para trabalhar pontualmente em locais diferentes a cada dia (cenário bastante comum nas empresas que adotaram o trabalho híbrido), a disponibilidade de armários e gaveteiros é fundamental para manter a ordem do ambiente de trabalho.
Isso porque qualquer escritório tem uma quantidade enorme de itens a serem armazenados e que não devem ficar expostos, como lotes de papel para impressora, tonners, tintas, canetas, blocos de anotação, copos e outros tantos produtos de uso diário. Para atender às diversas necessidades das companhias, o portfólio da RS Design oferece uma variedade de opções com tamanhos, cores e acabamentos.
Lockers para itens pessoais
Para a organização dos itens pessoais que vão e vêm com os colaboradores, como bolsas, marmitas, mochilas, cadernos, livros e itens de vestuário, os lockers são ótimas opções. Com chaves para garantir a segurança – principalmente em empresas de grande porte com alta circulação de pessoas – esses armários coíbem a poluição visual e deixam o escritório muito mais organizado. Além disso, ajudam a compor a estética do ambiente corporativo quando combinados com o mobiliário adotado no restante do espaço. No portfólio da RS Design há modelos com 4, 5, 8 ou 10 portas.
Estações de trabalho com calhas para esconder fiações e cabeamento
Além dos itens maiores, a organização também precisa ser pensada na hora de montar a infraestrutura. Por mais que tenhamos, hoje, muitos dispositivos sem fio à disposição de todos, um escritório ainda precisa de muito cabeamento para garantir energia e acesso de qualidade à Internet em todos os espaços. Para isso, existem bancadas e estações de trabalho com calhas e caixas de conectividade para que os cabos sejam passados de forma praticamente invisível.
A poluição visual no ambiente de trabalho vai muito além de um incômodo estético – ela afeta diretamente a produtividade, o bem-estar e até as escolhas de saúde dos colaboradores. Felizmente, soluções práticas, como a adoção de mobiliários funcionais, a aplicação de metodologias organizacionais como o 5S*e o planejamento inteligente do espaço físico, podem transformar a experiência no escritório. Investir em organização é investir em pessoas, pois um espaço bem estruturado promove não apenas eficiência, mas também um ambiente mais saudável e inspirador.
Que tal investir em espaços corporativos com foco em organização, pensando no bem-estar das pessoas?
* Metodologia 5S é milenar e faz todo o sentido
Bastante antiga e nascida no Japão, a metodologia 5S se resume em um método de organização do local de trabalho baseado em classificar, organizar, limpar, padronizar e manter. Essa análise surgiu pela crença de que a organização do espaço promove eficiência. Há, inclusive, quem afirme que adotar essa estratégia melhora até mesmo a segurança do trabalho. A inclusão de armários, gaveteiros e lockers é apenas uma das possibilidades para incentivar os próprios colaboradores a adotarem essa metodologia.